NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Valorização do tempo

Contrariando uma cultura chamada moderna, onde tudo se move em velocidade estonteante, daí advindo algumas vezes um certo descontrolo na criação das coisas - objetos, causas, organização de acontecimentos -, assim como a própria arte executada instantaneamente ou em tempos muito reduzidos - sem colocar em causa, evidentemente, o seu valor reconhecido por muitos artistas conceituados -, têm surgido, nos últimos anos, diversos movimentos tentando contrariar essa celeridade em favor do reconhecimento do tempo que se julga necessário para as realizações nas suas mais variadas formas.

Lembremo-nos do "fast food" e do seu significado: "comida rápida" ou "comida pronta" - expressões genéricas atribuídas a uma preparação rápida e, por isso, servidas num espaço de tempo muito curto. Na atualidade, este modo de comer é muito usado nas gerações mais novas, influenciadas sobretudo pela agressividade do marketing das grandes cadeias internacionais do "fast food". De facto, toda esta rapidez no fazer e no comer impõe-se na dinâmica do lucro através de métodos tecnologicamente avançados de confeção, poupando-se energia, e isso constitui uma mais valia, e também o menor tempo de consumo permitem uma maior rotatividade de consumidores para não falar de produtos facilmente digeríveis de que resulta um retorno rápido ao consumo e consequentes ganhos económicos sem otimizar a qualidade.

Estes métodos consumistas têm vindo a impor-se, manifestando-se, felizmente, uma reação por parte de muitos, dando lugar ao "Slow Made". Nesse sentido, o ArteAzul-Atelier tem vindo a sensibilizar a sua atitude, concluindo através das diversas atividades, nomeadamente na execução das suas obras, que o tempo melhora e frutifica. 

Assim, a reabilitação da importância do tempo despendido para melhor produzir, melhor trabalhar e melhor consumir fez encontrar os movimentos "Slow".

Lançado em França, em 22 de novembro de 2012, pelo "Mobilier National" e pelo "Institut National des Métiers d'Art", o "Slow Made" tem como objetivos a implementação dos seguintes valores: a pesquisa, a técnica, a prática, a transmissão de conhecimento, o registo de propriedade e justiça no preço. O movimento encoraja uma ética responsável do autor e do produtor, incutindo ao consumidor uma parte importante no processo na medida em que opta pelos valores que caracterizam o "Slow Made". A sua vocação é a de sensibilizar, estimular, valorizar os ofícios de criação, como os da arte, da moda, do design, da arquitetura e das artes de jardinagem e perfumaria.

Seiscentos Anos de Pintura a Óleo

A pintura a óleo e os grandes pintores

Desde que a pintura a óleo foi inventada até aos nossos dias, decorreram seiscentos anos, sensivelmente. Neste período de tempo muitas foram as formas experimentadas e desenvolvidas de pintar a óleo. A pintura a óleo foi o meio de expressão artística mais usado pelos grandes Pintores desde o Renascimento até aos dias de hoje.

Ler mais...

Tapeçaria Tecida

Tapeçaria Tecida - significados

Tal como em outras técnicas de artes decorativas, existe um vocabulário próprio para cada uma delas que convém referir. Aqui se apresentam alguns significados de palavras usadas na temática da tapeçaria tecida:

Teia ou urdidura - Estrutura feita de fios que serve de suporte a outros fios e ao seu entrelaçamento.

Ler mais...

Gravura em Folha de Estanho

Técnica passo a passo

Como é evidente, qualquer técnica de artes decorativas artesanais poderá, na sua efetivação e na execução de trabalhos, seguir determinados passos sem que estes sejam exatamente os mesmos para qualquer artista. Aqui deixamos os seguintes que, entendemos, serão um guia simples para levar a cabo uma obra de gravura sobre folha de estanho:

Ler mais...

Ovos da Páscoa

Esquemas e composições

Muitas vezes queremos começar uma obra e precipitamo-nos no improviso, antecipando uma conclusão que nem sempre resultará num bom efeito artístico. Sem desvalorizar o trabalho "à primeira" - efetuado de repente -, expressivo e reflexo de sentimentos e sensações momentâneos, convém, contudo, em nosso entender, pelo menos em trabalhos que requerem alguma minúcia de pormenores, conceder algum tempo à escolha e esquematização de algumas ideias.

Ler mais...

Renda de Crochet

Linha matizada em Renda de Crochet

Toalhinhas de pequeno almoço
A imagem mostra o trabalho artesanal de realização decorativa em tecido de linho com linha de croché matizada. Este trabalho poderá, contudo, ser efetuado em outro tecido qualquer.
Ler mais...

Pergamanos em Quadros

Os pergamanos emoldurados em quadros ou tabuleiros

Os trabalhos com a técnica do papel pergamano resultam bem emoldurados em quadros ou mesmo em tabuleiros, protegidos com vidro, evidentemente.

Ler mais...

Os precursores do Découpage no Pays-d'Enhaut

Jean-Jacques Hauswirth e Louis Saugy 

Jean-Jacques Hauswirth

Sabe-se pouco de Jean-Jacques Hauswirth. Nenhum escrito, dele próprio ou de outros, foi encontrado sobre a sua vida. Por testemunhas, sabe-se que trabalhou como lenhador e como carvoeiro na região de Rougemont, Pays-d’Enhaut, Suisse. Oferecia os seus serviços pelas quintas daquela região e, sempre que podia, pegava em papel e nas suas tesouras e dava largas à arte que gostava de executar - o Découpage, a maior parte das vezes pela noite dentro. Algumas das suas pequenas obras serviriam como moeda de tronca para algumas das suas refeições.

Ler mais...

Taça de vidro

Taça de vidro de pé alto

Decoração com pasta de cristal e glitter

Convém recordar que a peça não tem utilidade prática, destinando-se somente a compor um determinado conjunto decorativo ou usar individualmente sobre uma mesa ou móvel. A técnica utilizada para composições decorativas semelhantes é aplicada no interior do copo propriamente dito e na parte superior da base de apoio. 

Ler mais...

Representação de uma paisagem

Formas simplificadas

Ao pintar uma paisagem, deve ter-se em conta que a tinta a óleo, depois de seca, fica mais escura do que no seu estado fresco, húmido. Assim, é necessário usar tonalidades mais claras para que o resultado final esteja de acordo com os nossos objetivos.

Ler mais...