NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Relicário com presépio completo

Relicário Presépio (3)

Este relicário, de tamanho superior ao anteriormente apresentado, foi efetuado com presépio completo. As faces interiores não vidradas foram revestidas com tecido aveludado, decorado com elementos dourados e pequenas pedrinhas de vidro envolvidas em pequenos traços de bisnaga dimensional dourada, de modo a representar estrelas.

Ler mais...

Exuberância das Cores

Cores intensas e variedade textural

As cores nos seus tons mais exuberantes, enquadrados num ambiente de luminosidade suficiente, não exageradamente intensa, podem estabelecer uma verdadeira obra de arte na ligação de vários elementos decorados segundo técnicas distintas a intensificarem texturas, dando ao conjunto uma variedade artística enriquecedora.

Ler mais...

Novo Relicário

Relicário Presépio (2)

Como forma de acabamento do relicário a que fizemos referência em artigo anterior, colocou-se uma moldura base de modo a fazer realçar a peça inicial, transformando-a num conjunto harmoniosamente enobrecido.

Ler mais...

Relicário

Relicário Presépio

Este relicário, como mostra a imagem, foi o primeiro efetuado no ArteAzul Atelier. Como em qualquer outro trabalho do qual não há conhecimento exato da técnica, foi necessário estudo e pesquisa para encontrar a solução de alguns problemas que se nos deparam com a realização de alguns pormenores. Mas nem sempre se encontram essas soluções com facilidade. Um trabalho de experimentação, optando pelos materiais que melhor se adequam à execução, é fundamental.

Ler mais...

Pintura por Camadas

Técnica do esfumado

A pintura por camadas não pode ser efetuada  espontânea e rapidamente através de uma técnica mais apropriada para quem pretende transmitir uma emoção imediata ou a impressão do momento. Este modo de pintar é impróprio para obras que exigem precisão nos detalhes e acabamentos. Neste caso, o artista deve recorrer à pintura por camadas e por etapas, executada em várias sessões, o que lhe permite trabalhar os pormenores sobre uma base de tinta já seca.

Ler mais...

A Seda

Criação e pintura sobre a seda

Não poderá fazer-se referência à seda sem que se mencionem as suas origens: a amoreira e o bicho-da-seda. A amoreira é uma planta cujo fruto se designa por amora. O bicho-da-seda, assim chamada à larva do inseto que produz a seda, não se alimenta daquele fruto mas sim das folhas daquela planta. 

Ler mais...

Vidros: Decoração

Decorar com vidros

Técnicas artesanais de embelezamento de objetos em vidro
Para decorar com vidros, lisos ou texturados, são importantes as técnicas artesanais de pintura, colagem, execução de “craquelé”, folha de ouro e prata, tintas de relevo, pasta de cristal.
Realçar os vidros através das cores aproveitando o seu próprio brilho constitui uma boa prática de decoração e adorno aplicado como complemento de embelezamento.
Ler mais...

Compoteira de Vidro

Execução no interior da peça

Neste caso, a técnica de decoração é executada pelo lado interior da peça. Inicia-se limpando muito bem com álcool. Com o "glitter" dourado, fazem-se arabescos a gosto e deixa-se secar.

Seguidamente, utilizando a pasta de cristal, espalha-se esta em todo o interior com a ajuda de uma pequena trincha. Deixa-se secar durante vinte e quatro horas.

Ler mais...

Boneca de pó de carvão

A boneca de pó de carvão marca o desenho nos azulejos

A boneca de pó de carvão não é um instrumento imprescindível para executar um painel de azulejos. No entanto, muitos a terão usado e, sem dúvida nenhuma, faz parte da história dos azulejos e da azulejaria tradicional. A boneca, como o exemplar que mostra a figura ao lado esquerdo, pode ser muito útil quando se pretende repetir o mesmo desenho, usando por sua vez o mesmo picotado.

Ler mais...