NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

O Découpage na Suiça

A Arte de Découpage na Suiça

Quando em 1985 o Museu de Arte Aplicada de Winterthur, cidade próxima de Zurique, na Suiça, organizou a primeira exposição suiça de obras de Découpage, podia ler-se no respetivo catálogo: «Nos últimos anos, a Arte do Découpage muito se desenvolveu, o que nos motivou a realizar uma espécie de inventário».

Ler mais...

Emolduramento de Pergamanos

Pergamanos em quadros

Os pergamanos, isto é, os trabalhos em papel pergamano que temos vindo a referir em diversos artigos podem ser emoldurados, constituindo desse modo expressivos elementos de decoração de paredes, conforme poderá observar-se nas fotos inseridas nas galerias “Pergamano”. Por outro lado, o emolduramento neste caso específico é muito importante para a preservação do trabalho que levou tanto tempo e cuidado a concretizar. Além da moldura propriamente dita, o pergamano deverá ser protegido com vidro deixando-se um pequeno espaço entre este e o pergamano.
Ler mais...

Pergamano e "Slow Made"

O pergamano como exemplo de trabalho “Slow Made”

A realização de trabalhos em papel pergamano assim como dos respetivos vídeos têm sido tarefas a ocupar muitas horas do dia, durante semanas e semanas, no ArteAzul-Atelier. 

Ler mais...

Luminosidade das Cores

Efeitos luminosos

A Física ensina-nos que a luz do sol, ao atravessar as gotas de água da chuva, decompõe-se nas sete cores do arco-íris: violeta, anil, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho. Por isso costuma dizer-se que "luz é cor". Assim, se queremos reproduzir a luz em toda a sua intensidade, devemos fazê-lo por meio de cores. Contudo, não basta aplicar tons claros ao lado de tons escuros, pois isso dar-nos-ia apenas o volume das formas e a relação entre luz e sombra, e não a verdadeira luminosidade das cores naturais.

Ler mais...

Pintura sobre Linho

Motivos de Natal sobre Linho

Sobre uma superfície tecida em linho empregaram-se tintas metalizadas, assim chamadas por expressarem precisamente essa sensação metálica através do seu brilho, em motivos natalícios. 

Ler mais...

Hiper-Realismo

Hiper-Realismo: formas realistas de arte

Da mesma forma que a Pop Art, o Hiper-Realismo significa uma tendência contra a abstração e a intelectualização na pintura. Surgido na Califórnia e em Nova York, nos finais da década de 1960, o movimento foi imediatamente aceite. Ao contrário de outras correntes de vanguarda, alcançou grande sucesso, inclusivamente na Europa, onde encontrou muitos seguidores, principalmente entre os adeptos das formas realistas de arte.

Ler mais...

Camisola de Inverno

Peça de vestuário: camisola

para senhora, efetuada manualmente com fio de lã

O ArteAzul-Atelier utiliza as lãs, não apenas na execução de trabalhos de tapeçaria tecida artística, com o auxílio de um tear simples, mas também na manufatura de peças de vestuário como a que apresentamos na imagem.

Ler mais...

Lãs para Tapeçaria

Lãs, algodão, seda

Lã, algodão ou seda são os principais materiais utilizados para a fabricação de tapeçarias. O Atelier ArteAzul serve-se de fio de algodão para construir a urdidura e lãs de diferentes cores e espessuras para a tecelagem e enriquecimento textural da peça.

Ler mais...

Pedra Facetada

"Pedra Facetada" na decoração de superfícies

Esta arte decorativa pode ser aplicada em madeira com superfície plana. Neste caso, tal como mostra a imagem, a tampa de uma caixa de dimensões reduzidas serviu para a demonstração desta técnica. Iniciou-se o trabalho com uma demão de base para artesanato do tipo gesso acrílico, aguardando-se depois a secagem - entre uma a duas horas, dependendo da temperatura ambiente e da quantidade de produto aplicada.

Ler mais...

Execução de uma Tapeçaria

Como começar uma tapeçaria

Para executar uma tapeçaria, como as que o ArteAzul Atelier tem vindo a efetuar - tapeçarias tecidas artísticas -, simples e de execução técnica livre, começa-se por adquirir um tear de estrutura também simplificada. O Atelier ArteAzul desenhou o seu próprio tear, pedindo a um carpinteiro que o executasse segundo o projeto.

Ler mais...

O Vidro

Breves considerações sobre o vidro

Já no antigo Egipto, o vidro era sobejamente apreciado e trabalhado por inúmeros artífices, existindo, ainda hoje, vestígios de obras em vidro, nomeadamente superfícies vidradas pintadas.

Na Idade Média, o vidro colorido transmitia um grande fascínio sobre as pessoas. Nessa época muitas igrejas foram adornadas com vitrais. Hoje, é possível pintar vidro com cores transparentes. O efeito é semelhante ao do vitral a chumbo e a técnica é mais simples.

Ler mais...

Pinceladas

Pinceladas de diferentes tipos

Formas originais de empastamento e descoberta de tonalidades e texturas

O pincel permite ao artista espalhar, empastar e fundir cores. A flexibilidade do pincel torna possível ajustar a carga de tinta no ponto preciso, aplicar detalhes e modelar formas. Obtém-se um empaste trabalhando com o pincel não excessivamente carregado de tinta, sem exercer muita pressão sobre a tela.

Ler mais...