NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Informática [ Formação ]

A expressão francesa "information automatique" terá dado origem ao vocábulo "informatique" que, traduzido para a língua portuguesa, resultou "informática".
No dicionário "LAROUSSE", dicionário da língua francesa na sua versão online, após tradução para português, lê-se que informática é a ciência do processamento automático e racional de informações consideradas como suporte de conhecimento e comunicação.
De criação italiana, chegou-se à mesma palavra, resultando esta da junção de "informazioni" com "matematica".
Poderá dizer-se que a palavra "informática" se relaciona com as novas tecnologias de armazenamento, processamento e transmissão de informações através de meios eletrónicos.

Formação

Disponibilidade para formação individual

De acordo com as necessidades do utilizador com objetivos de conhecimento médio, implementamos no ArteAzul-Atelier, em Vila Real, ações formativas nas áreas de informática e internet.
Os interessados deverão entrar em contacto com Fernando Vilela através do formulário de contacto ou telemóvel 938097661.


Programa

Os programas são individualmente estabelecidos conforme preferências e interesses, tanto no que respeita aos conteúdos como ao número de horas de formação e, em cada sessão, o número de formandos(as) variará entre um(a) e quatro. Com vista a um bom relacionamento e bem-estar, personalizado e descontraído, os métodos de ensino serão sempre adaptados a cada pessoa em particular.

Restaurar

Restaurar no ArteAzul-Atelier

No ArteAzul Atelier usamos a palavra "restauro" e dedicamos importância a este tema através de uma rubrica própria na área técnica e nas galerias de imagens do sítio ArteAzul Atelier, assim como através de trabalhos práticos levados a efeito. "Restaurar" significa reparar uma obra de arte ou estrutura arquitetónica através da utilização de técnicas e operações específicas, conforme a natureza do objeto a restaurar.

Ler mais...

Ovos da Páscoa

Esquemas e composições

Muitas vezes queremos começar uma obra e precipitamo-nos no improviso, antecipando uma conclusão que nem sempre resultará num bom efeito artístico. Sem desvalorizar o trabalho "à primeira" - efetuado de repente -, expressivo e reflexo de sentimentos e sensações momentâneos, convém, contudo, em nosso entender, pelo menos em trabalhos que requerem alguma minúcia de pormenores, conceder algum tempo à escolha e esquematização de algumas ideias.

Ler mais...

Florão de Madeira

Restauro de um florão de madeira

Começar por dar, com pincel, duas demãos de gesso acrílico com intervalo de secagem. Esta aplicação permite uniformizar a possível rugosidade e aspereza da peça. Depois de seca, pintar com vermelho inglês, dando duas demãos. Deixar secar novamente. De seguida, aplica-se mordente em toda a peça.

Ler mais...

Pintura por Camadas

Técnica do esfumado

A pintura por camadas não pode ser efetuada  espontânea e rapidamente através de uma técnica mais apropriada para quem pretende transmitir uma emoção imediata ou a impressão do momento. Este modo de pintar é impróprio para obras que exigem precisão nos detalhes e acabamentos. Neste caso, o artista deve recorrer à pintura por camadas e por etapas, executada em várias sessões, o que lhe permite trabalhar os pormenores sobre uma base de tinta já seca.

Ler mais...

Imitação de Fusing

Técnica para imitação de "Fusing"

Limpa-se muito bem, com álcool, uma placa de vidro. Seguidamente, coloca-se debaixo do vidro um desenho com folhas de plantas ou mesmo folhas naturais.

Utilizando o tridimensional transparente, contorna-se todo o desenho nas suas linhas principais.

Ler mais...

Azulejar

A Arte de Azulejar  e a sua difusão na Península Ibérica

A arte do azulejo foi largamente difundida pelos povos islâmicos. Os árabes introduziram-na na Península Ibérica. Transmitida aos portugueses pelos hispano-mouriscos, utilizada pelos europeus, a arte de azulejar, em Portugal, ganha uma singular e prodigiosa aventura.

Ler mais...

Naturalismo e Estilização

Pintar a realidade ou simplesmente estilizá-la

A História da Arte tem sido marcada, desde as origens, pelo conflito entre o naturalismo e a estilização - a realidade das coisas, dos objetos, das paisagens e realizações humanas em contraposição com a representação muitas vezes designada por abstrata, sem que se percebam verdadeiramente as formas conforme a sua arquitetura real.

Ler mais...

Boneca de pó de carvão

A boneca de pó de carvão marca o desenho nos azulejos

A boneca de pó de carvão não é um instrumento imprescindível para executar um painel de azulejos. No entanto, muitos a terão usado e, sem dúvida nenhuma, faz parte da história dos azulejos e da azulejaria tradicional. A boneca, como o exemplar que mostra a figura ao lado esquerdo, pode ser muito útil quando se pretende repetir o mesmo desenho, usando por sua vez o mesmo picotado.

Ler mais...

Pintura por Imersão

Todo o tipo de objetos serve para efetuar pintura por imersão

Garrafas, garrafões, outras peças de vidro, objetos de madeira, metal ou cerâmica de qualquer formato ficam lindíssimos com esta técnica simples e rápida. A peça escolhida deve estar com a superfície bem lisa. Se for necessário, passa-se uma lixa fina e limpa-se bem com um pano.

Ler mais...