NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Informática [ Formação ]

A expressão francesa "information automatique" terá dado origem ao vocábulo "informatique" que, traduzido para a língua portuguesa, resultou "informática".
No dicionário "LAROUSSE", dicionário da língua francesa na sua versão online, após tradução para português, lê-se que informática é a ciência do processamento automático e racional de informações consideradas como suporte de conhecimento e comunicação.
De criação italiana, chegou-se à mesma palavra, resultando esta da junção de "informazioni" com "matematica".
Poderá dizer-se que a palavra "informática" se relaciona com as novas tecnologias de armazenamento, processamento e transmissão de informações através de meios eletrónicos.

Formação

Disponibilidade para formação individual

De acordo com as necessidades do utilizador com objetivos de conhecimento médio, implementamos no ArteAzul-Atelier, em Vila Real, ações formativas nas áreas de informática e internet.
Os interessados deverão entrar em contacto com Fernando Vilela através do formulário de contacto ou telemóvel 938097661.


Programa

Os programas são individualmente estabelecidos conforme preferências e interesses, tanto no que respeita aos conteúdos como ao número de horas de formação e, em cada sessão, o número de formandos(as) variará entre um(a) e quatro. Com vista a um bom relacionamento e bem-estar, personalizado e descontraído, os métodos de ensino serão sempre adaptados a cada pessoa em particular.

O Découpage

O Découpage integrado na cultura do Pays-d'Enhaut 

Várias conclusões temos vindo a reter da investigação efetuada a esta arte tradicional do Pays-d'Enhaut, na Suiça. Como mencionámos em artigo anterior, o Découpage, ao longo dos tempos, tem sido mais ou menos levado por diante, graças a alguns artistas, normalmente não conceituados no sentido de que são pessoas simples e não inseridas nos privilegiados meios artísticos. Por todo o mundo, desde épocas remotas, a arte de Découpage em papel tem sido efetuada e exercitada. Contudo, é no Pays-d'Enhaut, na Suiça que o Découpage assume um especial relevo pela importância que lhe é dada nos meios culturais da região e por toda a Confederação Helvética.

Ler mais...

Presépio

Presépio em patchwork embutido

O presépio cuja imagem apresentamos e que terminámos de realizar e do qual nos referimos em artigos anteriores tem a particularidade de conter alguns acabamentos com pequenos pormenores de decoração complementar, não fazendo estes parte da técnica propriamente dita - o patchwork.

Ler mais...

O Presépio de Belém

O Presépio em pergamano

Nesta quadra de Natal, os motivos principais de inspiração ao trabalho no ArteAzul-Atelier têm sido as figuras do Presépio de Belém, neste caso esquematizado em folha de papel pergamano com desenho diferente das realizações anteriores. 

Ler mais...

Pintura Naif

Naif significa "simples", "ingénuo"

Existe um género de pintura que não pertence à tradição académica nem às correntes de vanguarda. Embora alguns autores lhe chamem pintura primitiva, essa denominação pode gerar alguma confusão, pois nada tem de semelhante com a pintura dos povos primitivos. Por se aproximar, de certo modo, da arte infantil, os seus seguidores são apelidados naifs, palavra francesa que significa "ingénuo", "simples".

Ler mais...

Jornadas Europeias dos Ofícios de Arte

10ª Edição das Jornadas Europeias dos Ofícios de Arte
1, 2 e 3 de Abril de 2016

Ofícios de Arte - Gestos de Amanhã (o manifesto de uma cultura em marcha)

O futuro está no «fazer» - o futuro nas nossas mãos – construamo-lo em conjunto com os ofícios de arte: esta é a mensagem a retirar da 10ª edição das Jornadas Europeias dos Ofícios de Arte.

Ler mais...

Pergamano Cartão

Cartão em Pergamano

O trabalho representado na foto resulta da técnica sobre papel pergamano na realização de um cartão (16cm X 9cm) que poderá servir como cartão de convite, cartão de felicitação ou de participação de um evento.

Ler mais...

Azulejo em Portugal

Produção portuguesa a partir do século XVI

Azulejo e azulejaria foram introduzidos em Portugal pelos árabes. As primeiras utilizações conhecidas do azulejo no nosso país, como revestimento monumental das paredes, foram realizadas com azulejos hispano-mouriscos, importados de Sevilha cerca de 1503. Esta cidade espanhola foi um grande centro de produção de azulejos.

Ler mais...

Feltro

Feltro: compressão da lã ou pêlos de animais

Da lã ou pêlo comprimidos por processos de empastamento, resulta um “tecido” compactado, não se tratando de tecido, de facto, pois não consta do método de fabrico a tecelagem. Contudo, é comum designar-se o feltro como sendo um “tecido” ou “papel” empastado, servindo para o fabrico de chapéus, casacos e utilizações industriais.

Ler mais...

Arquitetura de Potes

Potes: configuração de novas formas   

A "arquitetura de potes" não tem sido temática a que o ArteAzul-Atelier tenha dedicado, nos últimos tempos, algum do seu tempo, salvo algumas peças como a da imagem que mostramos, às quais transmitimos e renovámos com uma nova pintura.

Ler mais...

Celebrar o Natal

Decorações para o Natal

Fazendo parte da cultura e tradições dos portugueses, dos europeus em geral e de muitos povos de todo o mundo, o Natal é, sobretudo para os cristãos, uma grande festa de celebração do nascimento de Jesus – o Menino Jesus. Esta é, sem dúvida, a razão da grande alegria e regozijo – a festa da Natividade.
Ler mais...

Profundidade e contrastes

A sensação de profundidade e contrastes luminosos

Especialmente na pintura de paisagens devemos ter bem a noção de espaço para melhor o representarmos. De um modo geral, nas paisagens naturais, esse espaço é amplo no sentido da profundidade, isto é, o primeiro plano deve parecer bem distanciado dos últimos, que, na maioria dos casos, são a representação da linha do horizonte e do céu.

Ler mais...

Representação de uma paisagem

Formas simplificadas

Ao pintar uma paisagem, deve ter-se em conta que a tinta a óleo, depois de seca, fica mais escura do que no seu estado fresco, húmido. Assim, é necessário usar tonalidades mais claras para que o resultado final esteja de acordo com os nossos objetivos.

Ler mais...