NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Tricô
  - malhas de tricô, blusas, camisolas

Tricô com aplicação de croché

A razão deste pequeno artigo "Tricô e Croché" serve tão só como chamada de atenção para a multiplicidade de conjugações que podem efetuar-se nas artes decorativas em geral, realizando obras com diferentes técnicas, juntas de um modo natural ou num sentido mais artístico. 

Peça de vestuário: camisola

para senhora, efetuada manualmente com fio de lã

O ArteAzul-Atelier utiliza as lãs, não apenas na execução de trabalhos de tapeçaria tecida artística, com o auxílio de um tear simples, mas também na manufatura de peças de vestuário como a que apresentamos na imagem.

Representação de tecidos

A representação dos tecidos e a harmonia da composição

Colin Saxton ensina que, ao organizar a composição, é preciso escolher com cuidado o nível ótico, ou seja, o ângulo de visão de todos os elementos que vão figurar no quadro. Esse nível ótico pode alterar profundamente o efeito da composição. Observar um grupo de pessoas de uma posição elevada ou olhar a mesma cena sentado no chão dão-nos duas perspetivas completamente diferentes.

Ler mais...

Abstração na Pintura

Abstração ou abstracionismo

Expressão espontânea com formas simples

A abstração é um processo que consiste em separar alguns aspetos ou propriedades de um objeto e tratá-los isoladamente, considerando exclusiva uma das partes que formam um todo. Se, por exemplo, considerarmos apenas as linhas gerais de um edifício e o representarmos com a forma de um paralelepípedo, estamos a fazer uma abstração.

Ler mais...

Padrões de relevo

Relevo em vasos de vidro

Vasos de vidro ou garrafas e copos cujas superfícies constituem padrões em relevo, assim fabricados de origem, são bons elementos e bases de trabalho principalmente para quem pretende iniciar-se na aplicação da técnica de pintura sobre o vidro, de um modo simples e prático. Neste caso, os relevos existentes podem servir de guia para dar largas à pintura, cujos motivos ali estão já desenhados bastando agora decorá-los num exercício de escolha de tons e cores.

Ler mais...

Folha de Estanho - corte e repuxado

Instrumentos de trabalho

Usando o corte e repuxados em diversos modos, tomando partido da sua maleabilidade, a folha de estanho é um material importantíssimo nas artes decorativas artesanais, podendo-se mesmo classificá-lo como nobre, impondo-se nos trabalhos e obras realizadas com características de singularidade apreciáveis.

Ler mais...

Imitação de Madrepérola

Exemplificação do efeito Madrepérola

Para exemplificar a imitação de madrepérola, servimo-nos de uma pequena caixa de madeira cuja tampa foi decorada usando essa técnica. Em primeiro lugar, pintou-se a tampa com tinta branca. Aplicou-se depois uma camada de cola branca e alisou-se.

Ler mais...

Uma casinha de Natal

Casinha de Natal com pinhas

A casinha da imagem foi feita a partir do aproveitamento de uma caixa de cartão, revestida de pinhas, mais concretamente - das escamas das pinhas -, através de colagem (cola quente) e paus de canela a contornar as janelas. No telhado aplicou-se uma camada de algodão.

Ler mais...

Pergaminho e Pergamano

Relação entre as palavras "pergaminho" e "pergamano"

“Parchment”, em língua inglesa e “Parchemin”, em francês são as palavras que identificam o “Pergamano”, significando simultaneamente “Pergaminho”. A designação em português Pergamano é também usada internacionalmente como nome comercial. 

Ler mais...

A Cor

Pintura a óleo

O elemento que distingue universalmente a pintura, nomeadamente a pintura a óleo, de outras manifestações plásticas é a cor. Tanto no passado como no presente, as obras pictóricas são representações plásticas em que a cor é o elemento principal. O meio material da cor em todas as técnicas de pintura é uma substância corante conhecida como pigmento.

Ler mais...

Pintura Naif

Naif significa "simples", "ingénuo"

Existe um género de pintura que não pertence à tradição académica nem às correntes de vanguarda. Embora alguns autores lhe chamem pintura primitiva, essa denominação pode gerar alguma confusão, pois nada tem de semelhante com a pintura dos povos primitivos. Por se aproximar, de certo modo, da arte infantil, os seus seguidores são apelidados naifs, palavra francesa que significa "ingénuo", "simples".

Ler mais...

Representação de uma paisagem

Formas simplificadas

Ao pintar uma paisagem, deve ter-se em conta que a tinta a óleo, depois de seca, fica mais escura do que no seu estado fresco, húmido. Assim, é necessário usar tonalidades mais claras para que o resultado final esteja de acordo com os nossos objetivos.

Ler mais...

Tecidos para Patchwork

Variedade cromática de tecidos

Atualmente, existe uma enorme variedade de tecidos de algodão apropriados para trabalhos de Artes Decorativas. Pode afirmar-se que a gama de tecidos existentes, com cores, tons, luminosidades e padrões constituem um mundo maravilhoso de composições com inúmeros elementos decorativos que, por si só, fazem já parte da própria arte.

Ler mais...

Casinha de Natal

Casinha de Natal com cascas de pinheiro

Apresentámos já uma casinha de Natal executada a partir de uma caixa de cartão à qual colámos nas suas superfícies escamas de pinhas. A imagem ao lado representa uma casinha semelhante com o mesmo processo de execução. Desta vez colaram-se pequenas cascas de pinheiro de um modo um tanto ou quanto irregular imprimindo à peça características de maior rusticidade.

Ler mais...