NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Tapeçaria Tecida: arte e qualidade de execução técnica

Arte e qualidade de execução técnica

A relação entre o que é arte e as formas técnicas de a alcançar é um tema que pode ser refletido e estudado nas diversas expressões artísticas, com particular incidência nas artes visuais. Nestas, hoje em dia, os partidários das ideias liberais são desprovidos de interesses no que diz respeito à utilização de espartilhos artísticos como as correntes e as modas. A única exigência é, de facto, a não exigência, isto é, a completa liberdade de execução, tanto no que diz respeito aos materiais e suportes como aos instrumentos usados.
Na tapeçaria tecida artística, sempre se ouve dizer e recomendar a quem a realiza que é muito importante a qualidade de execução técnica, sendo um dos pormenores característicos dessa realização a compressão da trama. Quem fez já essa experiência riquíssima – a feitura de uma tapeçaria tecida –, reconhece o entusiasmo com que se observa o aumento da trama após demorado trabalho na sucessiva e paciente passagem do fio através da urdidura. Contudo, numa constante preocupação de manter uma boa compactação da trama, o que acontece para os menos experimentados é a diminuição daquele entusiasmo, pois a superfície do trabalho realizado diminui substancialmente com o aperto dos fios. Esta compressão da trama é necessária para uma ótima realização do trabalho de tecedura. Uma tapeçaria insuficientemente compactada resultará numa obra que facilmente correrá riscos de se desfazer, pelo menos em parte, pelo facto dos fios se encontrarem muito soltos, tornando-se suscetíveis de se libertarem do lugar onde foram entrelaçados.
Existe, no entanto, outro lado da questão que convém referir: sendo certo que uma boa compressão é exigida para manter os fios da trama seguros, também não é menos verdade que, para conseguir determinadas texturas, o exagero do aperto dos fios da trama pode constituir um entrave para atingir aquele objetivo, podendo evidentemente conciliar-se os dois aspetos. Mas tudo isso será avaliado pelo artista ou artesão segundo as ideias que tem para a representação artística a evidenciar. Talvez ousadamente, concluiremos assim que a qualidade de execução técnica poderá, em casos pontuais, não favorecer a representação de determinadas texturas e, consequentemente, não ser favorável à expressividade artística.

Colar de Croché

Colar com fio de croché dourado

A tendência atual para a diversidade e busca incessante de novos acessórios para o embelezamento das roupas vai ao encontro do trabalho em croché representado na imagem que, não sendo original na ideia, é, contudo, único no esquema.

Ler mais...

Logotipos

Logótipos, símbolos, imagens de marca

Qualquer que seja a atividade, como por exemplo a artística ou a artesanal, poderá requerer um sinal identificativo, específico dessa mesma atividade ou do seu mentor ou executante ou ainda o conjunto dos dois. Uma imagem identificadora, sendo original, evidentemente, ou um simples lettering ajudará, certamente, na divulgação de produtos ou serviços. Surgem, assim, os logotipos ou logótipos, os símbolos e imagens de marca.

Ler mais...

Representação de tecidos

A representação dos tecidos e a harmonia da composição

Colin Saxton ensina que, ao organizar a composição, é preciso escolher com cuidado o nível ótico, ou seja, o ângulo de visão de todos os elementos que vão figurar no quadro. Esse nível ótico pode alterar profundamente o efeito da composição. Observar um grupo de pessoas de uma posição elevada ou olhar a mesma cena sentado no chão dão-nos duas perspetivas completamente diferentes.

Ler mais...

Jornadas Europeias dos Ofícios de Arte

10ª Edição das Jornadas Europeias dos Ofícios de Arte
1, 2 e 3 de Abril de 2016

Ofícios de Arte - Gestos de Amanhã (o manifesto de uma cultura em marcha)

O futuro está no «fazer» - o futuro nas nossas mãos – construamo-lo em conjunto com os ofícios de arte: esta é a mensagem a retirar da 10ª edição das Jornadas Europeias dos Ofícios de Arte.

Ler mais...

Reciclagem de Papel

Papel Reciclado

Utilização de papel velho cortado, água e plantas secas para a obtenção de papel reciclado. Com a reciclagem do papel, misturando outros elementos, poderemos obter diferentes texturas que, combinadas harmoniosamente, resultam em trabalhos de grande interesse decorativo e, eventualmente, utilitário.

Ler mais...

Pechiché estilo Queen Anne

Transformação visual de pechiché

Um móvel clássico antigo, cuja estrutura esteja em estado normal de conservação, poderá ser completamente modificado no seu aspeto visual, servindo depois como elemento de utilidade e decoração, mesmo em ambiente moderno. O móvel como mostra a imagem, um pechiché estilo Queen Ann, adquirido em casa de antiguidades, possui uma estrutura sólida em madeira de mogno.

Ler mais...

Découpage, segundo Claude Allegri

A importância do Découpage no Pays-d’Enhaut e no Saanenland, segundo Claude Allegri

Claude Allegri resume bem a importância regional do Découpage no Pays d’Enhaut e no Saanenland (Saanen - comuna no cantão de Bern, contígua à comuna de Château-d’Oex no Pays-d’Enhaut): «Esta arte está presente em todos os lugares destas duas regiões através de obras antigas ou recentes que decoram as paredes das instituições públicas, estabelecimentos comerciais e chalés particulares.»

Ler mais...

Pele na figura humana

A cor da pele e sua representação na figura humana

Mais do que qualquer outro tema, a representação da figura humana exige grande rigor na observação das medidas e proporções. Além disso, se a obra é de estilo realista, ela requer fidelidade na reprodução da atitude do modelo.

Ler mais...

Natal Decorado

Feltros nas Decorações de Natal

Na vertente decorativa, continuam as tarefas de realização de alguns trabalhos levados a cabo com feltros de cores muito variadas com diversas aplicações.

Ler mais...