NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Tapeçaria
  - tapeçaria tecida artística

Arte e qualidade de execução técnica

A relação entre o que é arte e as formas técnicas de a alcançar é um tema que pode ser refletido e estudado nas diversas expressões artísticas, com particular incidência nas artes visuais. Nestas, hoje em dia, os partidários das ideias liberais são desprovidos de interesses no que diz respeito à utilização de espartilhos artísticos como as correntes e as modas. A única exigência é, de facto, a não exigência, isto é, a completa liberdade de execução, tanto no que diz respeito aos materiais e suportes como aos instrumentos usados.

Tapeçaria bordada com pontos lançados

A imagem mostra um exemplar de trabalho efetuado no ArteAzul-Atelier com pontos lançados. Esta técnica está englobada nas técnicas de tapeçaria bordada.

Tapeçaria tecida e tapeçaria bordada

Poderá dizer-se que existem dois grandes grupos de tapeçarias:  a tapeçaria tecida e a tapeçaria bordada. Tivemos já a oportunidade de nos referirmos neste sítio do ArteAzul-Atelier a um exemplar de tapeçaria bordada, ainda por concluir.

Tecelagem, tecidos, malhas

A tecelagem é o processo de fabricação dos tecidos, utilizando-se técnicas que, basicamente, consistem no entrelaçamento de fios como os de lã ou seda ou ainda sintéticos, entrecruzando-se por exemplo fios horizontais – a chamada trama – num conjunto de fios verticais – a teia. Ou seja: A teia é a estrutura base que consiste num sistema de fios que serve de suporte à passagem do fio que se vai entrelaçando naquele sistema de fios.

Arte da Tapeçaria

A tapeçaria é, sem dúvida, uma arte. De um modo simples, poderá dizer-se que a tapeçaria é a arte de fabricação de tapetes, servindo estes não apenas para revestir pavimentos, como os das nossas casas, escritórios, lugares públicos, mas também as paredes desses mesmos lugares com fins de embelezamento, proporcionando ambientes com qualidade distintiva, artisticamente belos, agradáveis e de conforto, sendo parte importantíssima na arquitetura dos espaços.

Em que era terá o homem começado a tecer?

Não se sabe exatamente quando começou a ser praticada a Tecelagem. Naturalmente surgiu com a necessidade tal como outras descobertas. Já na era paleolítica foram encontradas, em locais arqueológicos, agulhas finas que poderiam ter sido utilizadas para tecer. Há registos de um prato com a ilustração de um tear horizontal que datam aproximadamente de 4000 a.C., e pinturas com figuras de mulheres trabalhando num tear datadas de 2000 a.C.

Tapeçaria Tecida: tempo de execução

Qualquer técnica de artes decorativas poderá ser efetuada, aliás como qualquer outro trabalho, com maior ou menor rapidez. Certamente ninguém terá dúvidas desta evidência. No entanto, a velocidade de execução não condiciona a qualidade da obra na sua vertente puramente artística. Opiniões distintas haverá em relação a esta temática.

Mufla

Funcionamento da Mufla

Depois de efectuado todo o trabalho de pintura sobre os azulejos com vidrado em cru, e para conclusão da obra, procede-se à sua vidragem.

Depois da colocação dos azulejos nas gazetes, estas são introduzidas na mufla que será fechada. Apenas um pequeno orifício existente na porta permite alguma "respiração" entre o interior quente e o exterior.

Ler mais...

Utensílios para Pergamano

Obras em Pergamano

Para efetuar trabalhos em papel pergamano, existem vários tipos de utensílios e materiais: ferramentas de boleamento ou de impressão em relevo, ferramentas de perfuração e respetivas almofadas e tapetes que servem de base a essa perfuração, as tesouras para cortar motivos e contornos, pinças para auxílio no processo de colagem de elementos de reduzida dimensão, lápis de coloração, tintas apropriadas para trabalhar o papel pergamano, canetas gel. 

Ler mais...

Paisagem e efeitos na pintura

Optimização dos efeitos

Uso das cores e sombras para optimizar os efeitos na pintura de uma paisagem

Este artigo sobre pintura de uma paisagem complementa o artigo anterior, no que se refere ao uso das cores e sombras. Toda a paisagem tem vários planos: os que se apresentam mais próximos e os que se apresentam mais longe. Numa paisagem, os elementos mais próximos parecem ter tonalidades e cores mais fortes, podendo os seus detalhes serem vistos com pormenor. À medida que se afastam de nós, esses elementos, começam a ficar mais difusos e as suas cores tornam-se mais frias, tendendo para o cinza e o azul.

Ler mais...

Luz e Luminosidade

A Luz e o tratamento da luminosidade

O quadro representado ao lado foi pintado por um dos artistas que mais se empenharam em estudar os efeitos luminosos na paisagem - o pintot espanhol Joaquín Sorolla (1863-1923). O destaque dado à luz e o tratamento da luminosidade revelam a influência dos impressionistas e fauvistas no estilo do autor.

Ler mais...

Colar de Croché

Colar com fio de croché dourado

A tendência atual para a diversidade e busca incessante de novos acessórios para o embelezamento das roupas vai ao encontro do trabalho em croché representado na imagem que, não sendo original na ideia, é, contudo, único no esquema.

Ler mais...

Decorações com vidro

Pintando o vidro

Tantos modos de pintar o vidro!

São incontáveis as técnicas de que nos servimos para pintar sobre vidro em objetos concretos ou em simples quadros de superfícies planas. Recortam-se de várias maneiras: quadrados, retângulos e todos os polígonos e mesmo em círculos ou formas irregulares.

Ler mais...

Plasticidade

Pintura a Óleo

Nuances de plasticidade através da tinta sobre uma base húmida

De todas as formas de expressão pictórica, a pintura alla prima é a que mais possibilidades oferece no que diz respeito à plasticidade. Ela permite modelar as imagens com a tinta ainda húmida, criando empastamentos (camadas espessas de tinta), cuja textura e consistência valorizam o resultado final da obra. O efeito produzido pela pincelada imprime, assim, maior plasticidade ao trabalho, dando-lhe um relevo quase escultórico.

Ler mais...

Lãs para Tapeçaria

Lãs, algodão, seda

Lã, algodão ou seda são os principais materiais utilizados para a fabricação de tapeçarias. O Atelier ArteAzul serve-se de fio de algodão para construir a urdidura e lãs de diferentes cores e espessuras para a tecelagem e enriquecimento textural da peça.

Ler mais...

Embelezamento de superfícies

Criar e embelezar superfícies

Simples superfícies de materiais diversos e com formatos mesmo irregulares, mais uniformes ou mais rudes nas suas texturas podem fazer parte, individualmente ou integradas com outros elementos, de um conjunto decorativo para colocar sobre um móvel, sobre uma mesa. 

Ler mais...

Ferro de Passar

Ferro de Passar antigo transformado em acessório decorativo

O ferro de passar ou ferro de engomar é usado para alisar peças de vestuário, tecidos de cama ou de banho, por ação do calor que acumula através da ligação à rede elétrica. Antigamente, no tempo dos nossos pais e avós, o ferro de passar não era ligado à eletricidade. Fazia parte daquele objeto, usado nas nossas casas, um reservatório onde se colocava carvão incandescente. Este transmitia à parte exterior, principalmente à superfície plana inferior que entrava em contacto com os tecidos, o calor necessário para engomar.

Ler mais...

Estrelas de Natal

Estrelas de Natal, em feltro

As estrelas que aqui mostramos, referem-se à quadra de Natal e são construídas manualmente, essencialmente com feltros. O feltro é o resultado do empastamento e compressão da lã ou do pêlo, material de que se fabricam por exemplo os chapéus.
Ler mais...

Ovos da Páscoa de esferovite

decorados com bisnagas dimensionais

Os ovos da Páscoa podem ser decorados de muitas formas, evidentemente. No caso que apresentamos neste artigo, a decoração é muito simples e pode muito bem ser orientada para crianças. Os suportes para esta decoração são porções de esferovite com formato oval. Estes "ovos" encontram-se com vários tamanhos nas lojas de artes decorativas.

Ler mais...