NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Tapeçaria
  - tapeçaria tecida artística

Arte e qualidade de execução técnica

A relação entre o que é arte e as formas técnicas de a alcançar é um tema que pode ser refletido e estudado nas diversas expressões artísticas, com particular incidência nas artes visuais. Nestas, hoje em dia, os partidários das ideias liberais são desprovidos de interesses no que diz respeito à utilização de espartilhos artísticos como as correntes e as modas. A única exigência é, de facto, a não exigência, isto é, a completa liberdade de execução, tanto no que diz respeito aos materiais e suportes como aos instrumentos usados.

Tapeçaria bordada com pontos lançados

A imagem mostra um exemplar de trabalho efetuado no ArteAzul-Atelier com pontos lançados. Esta técnica está englobada nas técnicas de tapeçaria bordada.

Tapeçaria tecida e tapeçaria bordada

Poderá dizer-se que existem dois grandes grupos de tapeçarias:  a tapeçaria tecida e a tapeçaria bordada. Tivemos já a oportunidade de nos referirmos neste sítio do ArteAzul-Atelier a um exemplar de tapeçaria bordada, ainda por concluir.

Tecelagem, tecidos, malhas

A tecelagem é o processo de fabricação dos tecidos, utilizando-se técnicas que, basicamente, consistem no entrelaçamento de fios como os de lã ou seda ou ainda sintéticos, entrecruzando-se por exemplo fios horizontais – a chamada trama – num conjunto de fios verticais – a teia. Ou seja: A teia é a estrutura base que consiste num sistema de fios que serve de suporte à passagem do fio que se vai entrelaçando naquele sistema de fios.

Arte da Tapeçaria

A tapeçaria é, sem dúvida, uma arte. De um modo simples, poderá dizer-se que a tapeçaria é a arte de fabricação de tapetes, servindo estes não apenas para revestir pavimentos, como os das nossas casas, escritórios, lugares públicos, mas também as paredes desses mesmos lugares com fins de embelezamento, proporcionando ambientes com qualidade distintiva, artisticamente belos, agradáveis e de conforto, sendo parte importantíssima na arquitetura dos espaços.

Em que era terá o homem começado a tecer?

Não se sabe exatamente quando começou a ser praticada a Tecelagem. Naturalmente surgiu com a necessidade tal como outras descobertas. Já na era paleolítica foram encontradas, em locais arqueológicos, agulhas finas que poderiam ter sido utilizadas para tecer. Há registos de um prato com a ilustração de um tear horizontal que datam aproximadamente de 4000 a.C., e pinturas com figuras de mulheres trabalhando num tear datadas de 2000 a.C.

Tapeçaria Tecida: tempo de execução

Qualquer técnica de artes decorativas poderá ser efetuada, aliás como qualquer outro trabalho, com maior ou menor rapidez. Certamente ninguém terá dúvidas desta evidência. No entanto, a velocidade de execução não condiciona a qualidade da obra na sua vertente puramente artística. Opiniões distintas haverá em relação a esta temática.

Reciclagem de Papel

Papel Reciclado

Utilização de papel velho cortado, água e plantas secas para a obtenção de papel reciclado. Com a reciclagem do papel, misturando outros elementos, poderemos obter diferentes texturas que, combinadas harmoniosamente, resultam em trabalhos de grande interesse decorativo e, eventualmente, utilitário.

Ler mais...

Envernizamento

Escolha e Aplicação de Verniz

O verniz é uma solução de resina (matéria viscosa que brota de certos vegetais como por exemplo do pinheiro ou da cerejeira) em álcool ou em outras substâncias e serve para cobrir a superfície de certos objetos, para os preservar do ar, da humidade, de outras adversidades e para lhes dar brilho.

Ler mais...

Tapeçaria: técnica e arte

Arte e qualidade de execução técnica

A relação entre o que é arte e as formas técnicas de a alcançar é um tema que pode ser refletido e estudado nas diversas expressões artísticas, com particular incidência nas artes visuais. Nestas, hoje em dia, os partidários das ideias liberais são desprovidos de interesses no que diz respeito à utilização de espartilhos artísticos como as correntes e as modas. A única exigência é, de facto, a não exigência, isto é, a completa liberdade de execução, tanto no que diz respeito aos materiais e suportes como aos instrumentos usados.
Ler mais...

Pinheiro de Natal

Pinheiro de Natal com pinhas

Tal como a Casinha de Natal em que se utilizou a técnica de colagem das escamas das pinhas, o mesmo se poderá fazer na decoração de outros objetos. Este aqui apresentado pela imagem - um pinheiro de Natal -, resultou da utilização da mesma técnica, ou seja, uma a uma, foram as escamas previamente retiradas das pinhas com auxílio de um alicate, procedendo-se depois à sua colagem numa superfície cónica.

Ler mais...

Flores de Musse

Flores de tecido musse

Das chamadas meias de musse, se possível com diversas cores, pode aproveitar-se o seu tecido para iniciar um trabalho cujo objetivo é formar um conjunto floral imitando as flores verdadeiras.

Ler mais...

Materiais e Utensílios para Pintura a Óleo

Telas, Pincéis e Espátulas

Para além do espaço - o atelier - que deve ser tranquilo e com bastante luminosidade, podendo ser substituído por um canto do quarto ou sala, perto de uma janela; quem se inicia na Pintura a Óleo deve ter em conta a aquisição de alguns materiais e utensílios: um cavalete, telas prontas para serem utilizadas, pincéis, uma paleta, tinta a óleo, essência de terebintina, um pano e uma mesa.

Ler mais...

Da Azulejaria Tradicional ao Abstracionismo

Do século XX aos nossos dias

Na década de 1950 foram introduzidas formas geométricas do design artístico na arte da decoração dos azulejos. Muitas obras executadas nessa altura podem observar-se em vários edifícios públicos construídos em Portugal.

Ler mais...

Tinta a Óleo

Preparação artesanal

Até ao século XIX, a fabricação e preparação da tinta fazia parte das atividades artísticas do pintor e dos seus aprendizes. Ao lado do compartimento onde eram executadas as obras, havia outro onde as tintas eram preparadas. Existiam aqui frascos com azeites e óleos, resinas e essências, saquinhos de pano com terras de diferentes cores, recipientes com cores já preparadas, pincéis, pedaços de pano para limpezas, etc. Era neste lugar onde o aprendiz de pintor passava uma boa parte do tempo, ajudando nos trabalhos de feitura das tintas.

Ler mais...

Tecidos para Patchwork

Variedade cromática de tecidos

Atualmente, existe uma enorme variedade de tecidos de algodão apropriados para trabalhos de Artes Decorativas. Pode afirmar-se que a gama de tecidos existentes, com cores, tons, luminosidades e padrões constituem um mundo maravilhoso de composições com inúmeros elementos decorativos que, por si só, fazem já parte da própria arte.

Ler mais...