NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Shabby Chic
  - decoração de interiores ao estilo shabby chic

Saquinhos perfumados ao estilo Shabby Chic

Sabemos que a alfazema é uma planta aromática que exala um perfume agradável muito suave. Tem origem na Ásia. Muito se deve à alfazema o desenvolvimento da arte da perfumaria e cosmética.

Aparador Shabby-Chic

Adquirindo um pequeno móvel ou mesmo um móvel de dimensões médias como por exemplo uma cómoda, uma penteadeira, um aparador, que já não tenham aplicação prática nem sequer decorativa num ambiente que queremos airoso, com certo brilho e luminosidade de cores; uma cuidada remodelação, com gosto, com arte e certamente com algum trabalho e materiais apropriados, pode acontecer com resultados de beleza estética bem satisfatórios. 

Estilo Shabby Chic aplicado à moda

De uma camisola antiga, bastante larga e de mangas um pouco disformes, objetivou-se transformá-la numa peça atual, moderna e chic. A lã de que era feita e a sua cor era respetivamente vaporosa e de tons rosa pastel invulgar. Decidiu-se "ripá-la", desfazendo-a com o máximo cuidado, dobando a lã em novelos.

Bolsinha vintage "shabby chic"

Escolhidos os tecidos para o exterior e para o interior, idealizou-se um modelo de bolsinha ao estilo Shabby Chic. Deste estilo decorativo, como, aliás, fizemos já menção em outros artigos técnicos relacionados com o tema, tomam parte cores e tonalidades adequadas, como acontece, por exemplo, com a cor rosa suave, tal como mostra a imagem.

Decoração Shabby Chic

O conjunto decorativo estilo Shabby Chic que apresentamos na imagem é constituído pelos seguintes elementos: uma máquina de costura antiga e uma pequena toalha bordada que servem de suporte aos outros objetos -

Utilidade e decoração

Caixinha, frasquinho de perfume, candeeiro com abajur, quadro, pequeno espelho.

Todas as peças foram executadas segundo o estilo Shabby Chic, usando-se cores brancas e cores pastel (exemplo rosa). Foram aplicadas rendas, pérolas, galões, flores de tecido e fitas de seda, conseguindo-se, deste modo, o estilo romântico característico do Shabby Chic.

Voltando ao passado com o romantismo do Shabby Chic

O Shabby Chic tem sido relacionado e utilizado como um modo - podendo mesmo dizer-se como uma técnica - de decoração de interiores, utilizando-se para isso elementos desde os mais simples e de dimensão reduzida aos objetos grandes e ao próprio mobiliário que fazem parte de todo o conjunto de um espaço interior.

O papel utilizado no Découpage

Deve escolher-se um papel de fibras longas

Tal como os instrumentos que se usam no Découpage - referindo-nos à Arte do Découpage na Suiça, concretamente na região do Pays-d’Enhaut -, escolhidos segundo características convenientes para a ‘arte do corte’, também as opções quanto ao papel, elemento essencial, devem ser bem ponderadas para uma boa escolha. Essas opções não serão muitas dado que as regras para essa escolha são muito precisas, segundo aqueles que realizam esta arte - os “découpeurs” e as “découpeuses”.

Ler mais...

Bijutaria

Aplicação de diversos materiais na bijutaria

Bijutaria, também designada por Bijuteria, é uma técnica que consiste na execução de pequenas peças que servem para adorno. São inúmeros os materiais que podem ser utilizados para peças de bijutaria: correntes, metais, arames, cerâmica, contas, cristais, fios e fitas, missangas, pérolas, etc. Os suportes para aplicação destes materiais podem ser, do mesmo modo, muito variados.

Ler mais...

Esmalte a Frio

"Falso" Esmalte

A aplicação de esmalte é executada a quente, verdadeiramente. No entanto, o que se pretende com este pequeno artigo é, simplesmente, explicar ou dar algumas pistas para a execução de uma técnica das artes decorativas que é o falso esmalte ou esmalte a frio. Esta técnica permite obter muito bons resultados, semelhantes ao esmalte aplicado com temperaturas muito altas.

Ler mais...

Relicários Presépio

Relicários com as figuras centrais do presépio

As figuras principais do presépio - representação do estábulo onde nasceu Jesus Cristo -, o Menino Jesus, Nossa Senhora e S. José têm sido nesta que se aproxima e em outras festas de Natal os motivos para a realização de composições que procuramos sejam desenhadas e construídas com originalidade.

Ler mais...

Muitas maneiras de pintar

Pintar um quadro

O pincel e a espátula são os instrumentos mais usados para pintar um quadro. No entanto, o modo de aplicar a tinta na tela depende muito de cada artista e da maneira como exprime as emoções. Alguns artistas italianos do século XVI aplicavam as tintas diretamente com os dedos. Ticiano, mestre da escola veneziana, costumava utilizar pincéis apenas na primeira fase da pintura, espalhando as últimas tintas com os dedos. Mais recentemente, os expressionistas alemães do início do século XX serviam-se do próprio tubo de tinta para aplicar as cores na tela.

Ler mais...

Colagem de Papel

Colagem de Papel sobre uma Superfície

A técnica de colagem é um trabalho artesanal que consiste na fixação de motivos de papel em objetos. Esses motivos de papel são fixos com o auxílio de cola transparente e posteriormente envernizados com sucessivas camadas. Em primeiro lugar, deve ter-se especial cuidado na escolha dos papéis que contêm os motivos. Eles devem ter uma espessura suficientemente forte e resistente para suportarem com facilidade as diversas camadas de verniz.

Ler mais...

Pedra Facetada

"Pedra Facetada" na decoração de superfícies

Esta arte decorativa pode ser aplicada em madeira com superfície plana. Neste caso, tal como mostra a imagem, a tampa de uma caixa de dimensões reduzidas serviu para a demonstração desta técnica. Iniciou-se o trabalho com uma demão de base para artesanato do tipo gesso acrílico, aguardando-se depois a secagem - entre uma a duas horas, dependendo da temperatura ambiente e da quantidade de produto aplicada.

Ler mais...

Pintar em madeira e metal

Pintura a Óleo sobre madeira e sobre metal

A madeira é o mais antigo suporte da pintura a óleo. Durante muito tempo, foi também o mais utilizado na execução de retábulos (painéis com cenas religiosas colocados nos altares das igrejas). A madeira é ainda hoje considerada como um dos materiais "nobres", embora a tela seja mais usada pelos artistas.

Ler mais...

Da Azulejaria Tradicional ao Abstracionismo

Do século XX aos nossos dias

Na década de 1950 foram introduzidas formas geométricas do design artístico na arte da decoração dos azulejos. Muitas obras executadas nessa altura podem observar-se em vários edifícios públicos construídos em Portugal.

Ler mais...

Azulejo

Sua origem e utilização para revestimento

A origem deste tipo de decoração encontra-se nas tradições artesanais da Mesopotâmia. A sua introdução na Península Ibérica fez-se através do Norte de África, onde atingiu grande importância nas manifestações plásticas. Em Portugal, o azulejo tornou-se numa das mais expressivas artes ornamentais, assumindo grande relevo na arquitectura.

Ler mais...

Imitação de Madrepérola

Exemplificação do efeito Madrepérola

Para exemplificar a imitação de madrepérola, servimo-nos de uma pequena caixa de madeira cuja tampa foi decorada usando essa técnica. Em primeiro lugar, pintou-se a tampa com tinta branca. Aplicou-se depois uma camada de cola branca e alisou-se.

Ler mais...

Azulejos de Portugal

Os azulejos na cultura portuguesa

Portugal é um país rico de cultura, constituindo a azulejaria um dos seus exemplos pictóricos mais clássicos.

Por todo o país é consenso geral o uso desta peça de porcelana – o azulejo – divulgando a sua história, os seus costumes, a sua arte.

Ler mais...