NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Shabby Chic
  - decoração de interiores ao estilo shabby chic

Saquinhos perfumados ao estilo Shabby Chic

Sabemos que a alfazema é uma planta aromática que exala um perfume agradável muito suave. Tem origem na Ásia. Muito se deve à alfazema o desenvolvimento da arte da perfumaria e cosmética.

Aparador Shabby-Chic

Adquirindo um pequeno móvel ou mesmo um móvel de dimensões médias como por exemplo uma cómoda, uma penteadeira, um aparador, que já não tenham aplicação prática nem sequer decorativa num ambiente que queremos airoso, com certo brilho e luminosidade de cores; uma cuidada remodelação, com gosto, com arte e certamente com algum trabalho e materiais apropriados, pode acontecer com resultados de beleza estética bem satisfatórios. 

Estilo Shabby Chic aplicado à moda

De uma camisola antiga, bastante larga e de mangas um pouco disformes, objetivou-se transformá-la numa peça atual, moderna e chic. A lã de que era feita e a sua cor era respetivamente vaporosa e de tons rosa pastel invulgar. Decidiu-se "ripá-la", desfazendo-a com o máximo cuidado, dobando a lã em novelos.

Bolsinha vintage "shabby chic"

Escolhidos os tecidos para o exterior e para o interior, idealizou-se um modelo de bolsinha ao estilo Shabby Chic. Deste estilo decorativo, como, aliás, fizemos já menção em outros artigos técnicos relacionados com o tema, tomam parte cores e tonalidades adequadas, como acontece, por exemplo, com a cor rosa suave, tal como mostra a imagem.

Decoração Shabby Chic

O conjunto decorativo estilo Shabby Chic que apresentamos na imagem é constituído pelos seguintes elementos: uma máquina de costura antiga e uma pequena toalha bordada que servem de suporte aos outros objetos -

Utilidade e decoração

Caixinha, frasquinho de perfume, candeeiro com abajur, quadro, pequeno espelho.

Todas as peças foram executadas segundo o estilo Shabby Chic, usando-se cores brancas e cores pastel (exemplo rosa). Foram aplicadas rendas, pérolas, galões, flores de tecido e fitas de seda, conseguindo-se, deste modo, o estilo romântico característico do Shabby Chic.

Voltando ao passado com o romantismo do Shabby Chic

O Shabby Chic tem sido relacionado e utilizado como um modo - podendo mesmo dizer-se como uma técnica - de decoração de interiores, utilizando-se para isso elementos desde os mais simples e de dimensão reduzida aos objetos grandes e ao próprio mobiliário que fazem parte de todo o conjunto de um espaço interior.

Caixa Shabby Chic

Caixa decorada ao estilo Shabby Chic

Depois de pintada com uma cor pastel, colou-se guardanapo decorativo na tampa e aplicaram-se rendas, rosinhas de tecido, pequenas pérolas, cordão acetinado, etc. A parte lateral da caixa foi decorada com pequenos arabescos de tinta dimensional madrepérola. Obteve-se, assim, uma decoração harmoniosa no estilo e nas cores.

Ler mais...

Trabalhos Novos em Feltro

Novos Feltros : Outras Artes

Na rubrica ' Outras Artes ' das ' Galerias ' do ArteAzul-Atelier foram inseridas novas imagens de trabalhos recentes efetuados em feltro. Os tons de cor são diversos sendo predominantes os rosas.

Ler mais...

Casinha em Feltro

Casinha de passarinhos em feltro

A descrição do trabalho que apresentamos na imagem, "Casinha de passarinhos em feltro", confirma pelo menos parte do conteúdo escrito em artigo anterior -, nomeadamente no que se refere à diversidade das cores que podem utilizar-se, numa expressão mais ou menos intensa de coloridos vivos ou de tons pastel, ou ainda a sua mistura, com resultados inovadores de exuberância artística a ressaltarem dos diversos elementos que compõem conjuntos caracterizados especialmente pela suavidade e doçura que transmitem. 

Ler mais...

Caixa decorada com guardanapo

Caixa de madeira decorada com recortes de guardanapo

Um dos objetos apropriados e mais apreciados para utilizar a técnica de guardanapo é uma caixa de madeira. Esta pode facilmente ser transformada num elemento decorativo e também num objeto de utilidade, como por exemplo um atraente guarda-jóias. Na escolha de uma caixa, devemos certificar-nos se a tampa não é demasiado justa, pois com as sucessivas camadas de verniz que são exigidas nesta técnica o volume aumenta, impedindo o seu fecho.

Ler mais...

Arte: Caminho de Perfeição

A Arte descreve a nossa alma em toda a sua complexidade

Beleza, Arte, Esperança

O problema da beleza põe-se quase sempre em termos de valor/utilidade e surge de forma a sacrificar um interesse imediato, uma necessidade, para fazer, em seu lugar, algo que não tem qualquer utilidade imediata, mas que nos projecta no futuro, que nos representa não como somos, mas como queremos ser, que não responde às exigências do presente, mas às das pessoas vindouras.

Ler mais...

Plasticidade

Pintura a Óleo

Nuances de plasticidade através da tinta sobre uma base húmida

De todas as formas de expressão pictórica, a pintura alla prima é a que mais possibilidades oferece no que diz respeito à plasticidade. Ela permite modelar as imagens com a tinta ainda húmida, criando empastamentos (camadas espessas de tinta), cuja textura e consistência valorizam o resultado final da obra. O efeito produzido pela pincelada imprime, assim, maior plasticidade ao trabalho, dando-lhe um relevo quase escultórico.

Ler mais...

Relicário: acabamentos

Relicário: acabamentos com pormenor

Quando levamos a cabo qualquer projeto é sempre um motivo de grande satisfação. A idealização e criação de uma obra e a sua execução implicam trabalho e a resolução de alguns problemas para que os objetivos traçados sejam alcançados. No entanto, há algumas dessas obras que requerem cuidados especiais ou pelo rigor de execução que exigem ou por outras quaisquer circunstâncias ou dificuldades.

Ler mais...

Relicários Presépio

Relicários com as figuras centrais do presépio

As figuras principais do presépio - representação do estábulo onde nasceu Jesus Cristo -, o Menino Jesus, Nossa Senhora e S. José têm sido nesta que se aproxima e em outras festas de Natal os motivos para a realização de composições que procuramos sejam desenhadas e construídas com originalidade.

Ler mais...

Lãs para Tapeçaria

Lãs, algodão, seda

Lã, algodão ou seda são os principais materiais utilizados para a fabricação de tapeçarias. O Atelier ArteAzul serve-se de fio de algodão para construir a urdidura e lãs de diferentes cores e espessuras para a tecelagem e enriquecimento textural da peça.

Ler mais...