NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Naperom "richelieu"

Naperom "richelieu"

O naperom que mostramos na imagem resulta da aplicação da técnica de pintura e recorte em tecido, imitando o bordado "richelieu". A peça, de cor vermelha, muito apropriada à decoração na época natalícia, pode no entanto enquadrar-se perfeitamente num ambiente de interior moderno ou clássico aos quais se pretende imprimir uma atmosfera acolhedora de tons quentes.
Este naperom tem de comprimento 137 cm e de largura 44cm, adequando-se pelas suas proporções a uma mesa ou móvel grandes.
A pintura é efetuada com bisnaga de tinta tridimensional. Depois de seca, os espaços a recortar são primeiro pintados a pincel com termolina leitosa para que os perfis resultantes dos recortes não desfiem.
Finalmente, após a secagem da termolina, procede-se aos recortes, de modo a obter uma réplica muito aproximada do "richelieu".

Círculo Cromático

Relação entre as cores

Na pintura, uma cor isolada não tem qualquer sentido. O seu significado depende da relação que se estabelece com as cores que estão à sua volta. Portanto, para usar bem as cores, é necessário saber como associar as diversas matizes e como combiná-las.

Ler mais...

O Découpage

O Découpage integrado na cultura do Pays-d'Enhaut 

Várias conclusões temos vindo a reter da investigação efetuada a esta arte tradicional do Pays-d'Enhaut, na Suiça. Como mencionámos em artigo anterior, o Découpage, ao longo dos tempos, tem sido mais ou menos levado por diante, graças a alguns artistas, normalmente não conceituados no sentido de que são pessoas simples e não inseridas nos privilegiados meios artísticos. Por todo o mundo, desde épocas remotas, a arte de Découpage em papel tem sido efetuada e exercitada. Contudo, é no Pays-d'Enhaut, na Suiça que o Découpage assume um especial relevo pela importância que lhe é dada nos meios culturais da região e por toda a Confederação Helvética.

Ler mais...

Da tradicional à azulejaria moderna

Azulejaria - Painel Moderno

Tal como a arte em geral, a azulejaria tem passado por processos de transformação, tanto nas técnicas como nos elementos de composição. A pintura em azulejo e as suas técnicas têm sofrido alterações ao longo dos tempos, num processo normal de evolução.

Ler mais...

Naperom

Naperom "richelieu"

O naperom que mostramos na imagem resulta da aplicação da técnica de pintura e recorte em tecido, imitando o bordado "richelieu". A peça, de cor vermelha, muito apropriada à decoração na época natalícia, pode no entanto enquadrar-se perfeitamente num ambiente de interior moderno ou clássico aos quais se pretende imprimir uma atmosfera acolhedora de tons quentes.
Ler mais...

Surrealismo

Surrealismo: movimento artístico duradouro e de repercussões profundas

Além do Cubismo, do Expressionismo e das manifestações iniciais do Abstracionismo, três outras correntes artísticas tiveram grande importância nas primeiras décadas do século XX: o Dadaísmo, o Futurismo e o Surrealismo. O primeiro apareceu em 1916, na cidade de Zurique, Suiça. Proclamava a falência dos valores da sociedade e exaltava a espontaneidade, chocando o público com a inclusão de objetos insólitos nas obras de arte.

Ler mais...

Tintas para seda

Tintas para seda e sua fixação

A seda tem as suas raízes na cultura da amoreira e na criação do bicho da seda que se alimenta basicamente das folhas daquela árvore. Designa-se esta atividade por sericultura ou sericicultura. Foram os transmontanos que, em Portugal, começaram a fabricar sedas e posteriormente as tingiram e coloriram.

Ler mais...

Potes

Potes Decorados

Os potes, por si só, são objetos de enorme beleza desde que bem integrados como elementos decorativos, quer seja em ambientes exteriores ou interiores. Em jardins ou varandas são muito usados, simplesmente ou com arranjos florais e, do mesmo modo, nos espaços interiores das habitações.
Neste artigo, concentramos a nossa atenção nos potes decorativos de interior aos quais acrescentamos uma decoração com qualidade distintiva de acordo com o gosto e objetivo a alcançar.
Ler mais...

Imitação de Madrepérola

Exemplificação do efeito Madrepérola

Para exemplificar a imitação de madrepérola, servimo-nos de uma pequena caixa de madeira cuja tampa foi decorada usando essa técnica. Em primeiro lugar, pintou-se a tampa com tinta branca. Aplicou-se depois uma camada de cola branca e alisou-se.

Ler mais...

Ovos da Páscoa de esferovite

decorados com bisnagas dimensionais

Os ovos da Páscoa podem ser decorados de muitas formas, evidentemente. No caso que apresentamos neste artigo, a decoração é muito simples e pode muito bem ser orientada para crianças. Os suportes para esta decoração são porções de esferovite com formato oval. Estes "ovos" encontram-se com vários tamanhos nas lojas de artes decorativas.

Ler mais...

Envernizamento

Escolha e Aplicação de Verniz

O verniz é uma solução de resina (matéria viscosa que brota de certos vegetais como por exemplo do pinheiro ou da cerejeira) em álcool ou em outras substâncias e serve para cobrir a superfície de certos objetos, para os preservar do ar, da humidade, de outras adversidades e para lhes dar brilho.

Ler mais...