NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Escapulário

“Escapulário” nas artes decorativas

Falaremos aqui de escapulários, apenas com o intuito de referir a palavra relacionando-a com objetos decorativos parecidos com o verdadeiro escapulário e que as artes decorativas têm vindo a realizar. Não deixamos, contudo, de fazer pequenas considerações sobre o seu verdadeiro significado.
Consultando o dicionário online Priberam, constatamos uma definição simples, concisa, mas que rapidamente nos induz para uma significação de teor religioso: “tira de pano que certos religiosos trazem, pendente do pescoço, por cima da túnica”. Assim, chegaremos ao objetivo principal deste artigo, ou seja, exemplificação através de trabalho em tecido de um “escapulário” adaptado dos escapulários religiosos, mais ou menos de acordo com a sua origem.
O escapulário é normalmente ligado à Ordem do Carmo, reconhecida pela Igreja Católica. O escapulário é também, para a religião cristã católica, um símbolo de fé, de proteção física e espiritual. É feito tradicionalmente de tecido, encontrando-se hoje em dia em ouro, em prata, em bronze ou madeira. Estas informações e outras podem encontrar-se no sítio brasileiro sobre significados das palavras em significados.com.br/escapulario/.
Mencionamos então o “escapulário” que as artes decorativas adotaram para elemento decorativo, feito em tecido e depois com decoração apropriada como o apresentado na imagem, mostrando-se como exemplar do que pode fazer-se neste capítulo da decoração, executando-se uma peça de escapulário em tecido de linho, devidamente debruado com galão e franja. Serve para decorar uma mesinha, parede ou porta.
Para os elementos decorativos principais, desenharam-se anjos e recortaram-se em vários tecidos, segundo roupagens, cabelos e outras partes e colados nos devidos lugares. As faces e representação das auras dos anjos foram efetuadas com bisnaga dourada para tecido. Os tecidos de cada elemento das roupagens foram do mesmo modo delineados com a mesma bisnaga.

Tapeçaria: técnica e arte

Arte e qualidade de execução técnica

A relação entre o que é arte e as formas técnicas de a alcançar é um tema que pode ser refletido e estudado nas diversas expressões artísticas, com particular incidência nas artes visuais. Nestas, hoje em dia, os partidários das ideias liberais são desprovidos de interesses no que diz respeito à utilização de espartilhos artísticos como as correntes e as modas. A única exigência é, de facto, a não exigência, isto é, a completa liberdade de execução, tanto no que diz respeito aos materiais e suportes como aos instrumentos usados.
Ler mais...

Pintura por Imersão

Todo o tipo de objetos serve para efetuar pintura por imersão

Garrafas, garrafões, outras peças de vidro, objetos de madeira, metal ou cerâmica de qualquer formato ficam lindíssimos com esta técnica simples e rápida. A peça escolhida deve estar com a superfície bem lisa. Se for necessário, passa-se uma lixa fina e limpa-se bem com um pano.

Ler mais...

Paisagem e efeitos na pintura

Optimização dos efeitos

Uso das cores e sombras para optimizar os efeitos na pintura de uma paisagem

Este artigo sobre pintura de uma paisagem complementa o artigo anterior, no que se refere ao uso das cores e sombras. Toda a paisagem tem vários planos: os que se apresentam mais próximos e os que se apresentam mais longe. Numa paisagem, os elementos mais próximos parecem ter tonalidades e cores mais fortes, podendo os seus detalhes serem vistos com pormenor. À medida que se afastam de nós, esses elementos, começam a ficar mais difusos e as suas cores tornam-se mais frias, tendendo para o cinza e o azul.

Ler mais...

O Découpage na Suiça

A Arte de Découpage na Suiça

Quando em 1985 o Museu de Arte Aplicada de Winterthur, cidade próxima de Zurique, na Suiça, organizou a primeira exposição suiça de obras de Découpage, podia ler-se no respetivo catálogo: «Nos últimos anos, a Arte do Découpage muito se desenvolveu, o que nos motivou a realizar uma espécie de inventário».

Ler mais...

Temáticas do Découpage Suiço

Chalés, montanhas, corações, vegetação, figuras humanas e animais

As temáticas expressivamente representadas nas obras de Découpage, no Pays-d’Enhaut, são essencialmente as que se relacionam com os chalés - casas de madeira características das montanhas suíças -, motivos com corações, vegetação, figuras humanas e animais; tudo isto associado aos costumes e tradições como por exemplo a ida e vinda dos criadores de vacas para as pastagens de montanha onde aí permanecem de maio a outubro, fabricando o famoso queijo.

Ler mais...

Abstração na Pintura

Abstração ou abstracionismo

Expressão espontânea com formas simples

A abstração é um processo que consiste em separar alguns aspetos ou propriedades de um objeto e tratá-los isoladamente, considerando exclusiva uma das partes que formam um todo. Se, por exemplo, considerarmos apenas as linhas gerais de um edifício e o representarmos com a forma de um paralelepípedo, estamos a fazer uma abstração.

Ler mais...

Quadro Patchwork

Patchwork "Menina" com Cesta

Há muitos desenhos que podem aplicar-se à técnica do Patchwork Embutido. Como em qualquer outro tipo de trabalho há sempre os mais fáceis e outros mais complexos. Esta complexidade aumenta naturalmente com o número de pormenores, sobretudo os que possuem muitos recortes em superfícies muito reduzidas.

Ler mais...

Pintura "Alla Prima"

À primeira

Até ao século XIX, os pintores, desconhecendo o conceito da pintura "Alla Prima" e que se dedicavam à paisagem trabalhavam quase todo o tempo no atelier, saindo apenas para fazer esboços e rápidas anotações ao ar livre. Este método de trabalho fazia com que as cenas pintadas parecessem artificiais. Eram, muitas delas, paisagens idealistas e abstratas, sem nada que as identificasse com alguma região ou país.

Ler mais...

Caixa Primavera

Caixa redonda de folha de madeira

A caixa que se mostra na imagem é de madeira, mais concretamente folha de madeira, apropriada para ser decorada com diversos materiais de entre uma gama de técnicas decorativas.

Ler mais...