NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Escapulário

“Escapulário” nas artes decorativas

Falaremos aqui de escapulários, apenas com o intuito de referir a palavra relacionando-a com objetos decorativos parecidos com o verdadeiro escapulário e que as artes decorativas têm vindo a realizar. Não deixamos, contudo, de fazer pequenas considerações sobre o seu verdadeiro significado.
Consultando o dicionário online Priberam, constatamos uma definição simples, concisa, mas que rapidamente nos induz para uma significação de teor religioso: “tira de pano que certos religiosos trazem, pendente do pescoço, por cima da túnica”. Assim, chegaremos ao objetivo principal deste artigo, ou seja, exemplificação através de trabalho em tecido de um “escapulário” adaptado dos escapulários religiosos, mais ou menos de acordo com a sua origem.
O escapulário é normalmente ligado à Ordem do Carmo, reconhecida pela Igreja Católica. O escapulário é também, para a religião cristã católica, um símbolo de fé, de proteção física e espiritual. É feito tradicionalmente de tecido, encontrando-se hoje em dia em ouro, em prata, em bronze ou madeira. Estas informações e outras podem encontrar-se no sítio brasileiro sobre significados das palavras em significados.com.br/escapulario/.
Mencionamos então o “escapulário” que as artes decorativas adotaram para elemento decorativo, feito em tecido e depois com decoração apropriada como o apresentado na imagem, mostrando-se como exemplar do que pode fazer-se neste capítulo da decoração, executando-se uma peça de escapulário em tecido de linho, devidamente debruado com galão e franja. Serve para decorar uma mesinha, parede ou porta.
Para os elementos decorativos principais, desenharam-se anjos e recortaram-se em vários tecidos, segundo roupagens, cabelos e outras partes e colados nos devidos lugares. As faces e representação das auras dos anjos foram efetuadas com bisnaga dourada para tecido. Os tecidos de cada elemento das roupagens foram do mesmo modo delineados com a mesma bisnaga.

Bijutaria

Aplicação de diversos materiais na bijutaria

Bijutaria, também designada por Bijuteria, é uma técnica que consiste na execução de pequenas peças que servem para adorno. São inúmeros os materiais que podem ser utilizados para peças de bijutaria: correntes, metais, arames, cerâmica, contas, cristais, fios e fitas, missangas, pérolas, etc. Os suportes para aplicação destes materiais podem ser, do mesmo modo, muito variados.

Ler mais...

Representação de uma paisagem

Formas simplificadas

Ao pintar uma paisagem, deve ter-se em conta que a tinta a óleo, depois de seca, fica mais escura do que no seu estado fresco, húmido. Assim, é necessário usar tonalidades mais claras para que o resultado final esteja de acordo com os nossos objetivos.

Ler mais...

Pergamano Cartão

Cartão em Pergamano

O trabalho representado na foto resulta da técnica sobre papel pergamano na realização de um cartão (16cm X 9cm) que poderá servir como cartão de convite, cartão de felicitação ou de participação de um evento.

Ler mais...

Batik

Batik com pingos de cera e tintas para tecido

O Batik é uma técnica muito antiga que pode aplicar-se em túnicas, vestidos, lenços, roupas de cama e de mesa, etc. Lave-se previamente o tecido a pintar para retirar a goma e coloque-se esticado em cima de uma mesa. De uma vela acesa deixem-se cair pingos de cera em algumas partes do tecido que se vai inclinando para que escorra.

Ler mais...

Relicário: acabamentos

Relicário: acabamentos com pormenor

Quando levamos a cabo qualquer projeto é sempre um motivo de grande satisfação. A idealização e criação de uma obra e a sua execução implicam trabalho e a resolução de alguns problemas para que os objetivos traçados sejam alcançados. No entanto, há algumas dessas obras que requerem cuidados especiais ou pelo rigor de execução que exigem ou por outras quaisquer circunstâncias ou dificuldades.

Ler mais...

Tintas Vitral

Prato com tintas vitral

Aproveitámos um prato de vidro com círculo central liso e borda circular com textura de formas geométricas irregulares. Esta foi pintada com uma multiplicidade de cores vitral transparentes de que resultou um bonito colorido do tipo dos verdadeiros vitrais.

Ler mais...

Carteira de Senhora

Carteira de senhora em feltro

Para dar início à feitura da carteira de senhora em feltro cujo resultado mostramos através da fotografia que apresentamos, idealizou-se e desenhou-se a sua forma, executando depois em papel os diversos moldes dos elementos que compuseram a peça, cosendo-se estes manualmente entre si com ponto de recorte.
Ler mais...

Tapeçaria e Tecelagem

Arte da Tapeçaria

A tapeçaria é, sem dúvida, uma arte. De um modo simples, poderá dizer-se que a tapeçaria é a arte de fabricação de tapetes, servindo estes não apenas para revestir pavimentos, como os das nossas casas, escritórios, lugares públicos, mas também as paredes desses mesmos lugares com fins de embelezamento, proporcionando ambientes com qualidade distintiva, artisticamente belos, agradáveis e de conforto, sendo parte importantíssima na arquitetura dos espaços.

Ler mais...

Profundidade e contrastes

A sensação de profundidade e contrastes luminosos

Especialmente na pintura de paisagens devemos ter bem a noção de espaço para melhor o representarmos. De um modo geral, nas paisagens naturais, esse espaço é amplo no sentido da profundidade, isto é, o primeiro plano deve parecer bem distanciado dos últimos, que, na maioria dos casos, são a representação da linha do horizonte e do céu.

Ler mais...

Découpage e Cultura Tradicional

O Découpage e a cultura do Pays-d'Enhaut

Tal como em outras técnicas de arte, também o Découpage, referindo  evidentemente o Découpage na Suiça, especificamente o do Pays-d’Enhaut, tem sofrido influências modernistas em que diferentes opções estruturais de composição são adotadas, como as efetuadas através de motivos assimétricos e abstratos.

Ler mais...