NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Seda e Tecido
  - pintura em seda e tecido: sedas e tecidos de linho e algodão

Naperom "richelieu"

O naperom que mostramos na imagem resulta da aplicação da técnica de pintura e recorte em tecido, imitando o bordado "richelieu". A peça, de cor vermelha, muito apropriada à decoração na época natalícia, pode no entanto enquadrar-se perfeitamente num ambiente de interior moderno ou clássico aos quais se pretende imprimir uma atmosfera acolhedora de tons quentes.

“Escapulário” nas artes decorativas

Falaremos aqui de escapulários, apenas com o intuito de referir a palavra relacionando-a com objetos decorativos parecidos com o verdadeiro escapulário e que as artes decorativas têm vindo a realizar. Não deixamos, contudo, de fazer pequenas considerações sobre o seu verdadeiro significado.
Consultando o dicionário online Priberam, constatamos uma definição simples, concisa, mas que rapidamente nos induz para uma significação de teor religioso: “tira de pano que certos religiosos trazem, pendente do pescoço, por cima da túnica”.

Criação e pintura sobre a seda

Não poderá fazer-se referência à seda sem que se mencionem as suas origens: a amoreira e o bicho-da-seda. A amoreira é uma planta cujo fruto se designa por amora. O bicho-da-seda, assim chamada à larva do inseto que produz a seda, não se alimenta daquele fruto mas sim das folhas daquela planta. 

Motivos de Natal sobre Linho

Sobre uma superfície tecida em linho empregaram-se tintas metalizadas, assim chamadas por expressarem precisamente essa sensação metálica através do seu brilho, em motivos natalícios. 

Batik com pingos de cera e tintas para tecido

O Batik é uma técnica muito antiga que pode aplicar-se em túnicas, vestidos, lenços, roupas de cama e de mesa, etc. Lave-se previamente o tecido a pintar para retirar a goma e coloque-se esticado em cima de uma mesa. De uma vela acesa deixem-se cair pingos de cera em algumas partes do tecido que se vai inclinando para que escorra.

Sal e Aguarela na seda ou musselina

A técnica do sal aplica-se para pintar tecidos em seda. A peça apresentada neste artigo, no entanto, é de musselina, tecido igualmente fino, mas ligeiramente mais pesado. Mesmo assim, serve perfeitamente para utilizar a técnica do sal, conforme descrevemos. Neste caso, a peça, com dimensões apreciáveis, mais ou menos 180 cm de comprimento por 100 cm de largura, foi colocada no bastidor sem que fosse demasiado esticada.

Tintas para seda e sua fixação

A seda tem as suas raízes na cultura da amoreira e na criação do bicho da seda que se alimenta basicamente das folhas daquela árvore. Designa-se esta atividade por sericultura ou sericicultura. Foram os transmontanos que, em Portugal, começaram a fabricar sedas e posteriormente as tingiram e coloriram.

Pintura sobre Linho

Motivos de Natal sobre Linho

Sobre uma superfície tecida em linho empregaram-se tintas metalizadas, assim chamadas por expressarem precisamente essa sensação metálica através do seu brilho, em motivos natalícios. 

Ler mais...

Pergaminho e Pergamano

Relação entre as palavras "pergaminho" e "pergamano"

“Parchment”, em língua inglesa e “Parchemin”, em francês são as palavras que identificam o “Pergamano”, significando simultaneamente “Pergaminho”. A designação em português Pergamano é também usada internacionalmente como nome comercial. 

Ler mais...

Aparador

Aparador Shabby-Chic

Adquirindo um pequeno móvel ou mesmo um móvel de dimensões médias como por exemplo uma cómoda, uma penteadeira, um aparador, que já não tenham aplicação prática nem sequer decorativa num ambiente que queremos airoso, com certo brilho e luminosidade de cores; uma cuidada remodelação, com gosto, com arte e certamente com algum trabalho e materiais apropriados, pode acontecer com resultados de beleza estética bem satisfatórios. 

Ler mais...

A cor na seda

O realce das cores na pintura em seda

A seda, por si só, é já uma obra de arte, pela sua beleza e qualidade textural. Pintando um tecido de seda de boa qualidade, as tintas penetram de tal forma na sua estrutura que passam a fazer parte dela adquirindo um aumento substancial no seu brilho. Portanto, a seda tem a propriedade de realçar as cores das tintas que lhe são impregnadas.

Ler mais...

A arte do croché

Bolsinhas em croché

Pontos de croché

Colocando em prática conhecimentos na área da arte do croché, decidiu-se no ArteAzul-Atelier levar a cabo a realização de um conjunto de bolsinhas usando o croché como técnica principal.

Ler mais...

O Découpage

O Découpage integrado na cultura do Pays-d'Enhaut 

Várias conclusões temos vindo a reter da investigação efetuada a esta arte tradicional do Pays-d'Enhaut, na Suiça. Como mencionámos em artigo anterior, o Découpage, ao longo dos tempos, tem sido mais ou menos levado por diante, graças a alguns artistas, normalmente não conceituados no sentido de que são pessoas simples e não inseridas nos privilegiados meios artísticos. Por todo o mundo, desde épocas remotas, a arte de Découpage em papel tem sido efetuada e exercitada. Contudo, é no Pays-d'Enhaut, na Suiça que o Découpage assume um especial relevo pela importância que lhe é dada nos meios culturais da região e por toda a Confederação Helvética.

Ler mais...

Tabuleiro de Estanho

Técnica Richelieu

Este tabuleiro foi executado com um trabalho minucioso em folha de estanho, aplicando a técnica do richelieu. Depois de passar o desenho do papel vegetal para o lado avesso do estanho com um buril de ponta fina, esse desenho é novamente marcado, agora sem o papel vegetal, de modo que as linhas fiquem bem visíveis pelo lado direito e, por sua vez, com um determinado relevo.

Ler mais...

Decoração de Laranjas

Laranjas decorativas perfumadas

O cravinho-da-índia é uma árvore com origem nas ilhas Molucas, na Indonésia, hoje cultivada noutras regiões do mundo. A flor do cravinho, seca, tem sido utilizada como especiaria desde a antiguidade. O cravinho-da-índia pode servir como elemento decorativo associado à sua qualidade aromática.

Ler mais...

Ovo da Páscoa

Ovo da Páscoa efetuado com balão

Uma das formas de efetuar um Ovo de Páscoa é utilizar um simples balão cheio de ar em que deve ter-se o cuidado de apertar muito bem o orifício de entrada/saída de ar. Depois do balão cheio, deve revestir-se a sua superfície com tiras de jornal coladas, utilizando cola branca. Este processo deve repetir-se com cinco ou seis camadas de modo que resulte uma estrutura resistente.

Ler mais...

Jarras de Vidro

Jarra de vidro com fita de chumbo

Depois de limpa a peça de vidro com álcool, sem projeto prévio, elaborou-se diretamente na sua área lateral um desenho executado com fita de chumbo autocolante, moldando com os dedos e com um pequeno instrumento pontiagudo. Normalmente, na compra de uma embalagem de fita, vem junto um desses instrumentos - espátula -, podendo ser manuseada usando as duas extremidades.

Ler mais...

Feltro

Feltro: compressão da lã ou pêlos de animais

Da lã ou pêlo comprimidos por processos de empastamento, resulta um “tecido” compactado, não se tratando de tecido, de facto, pois não consta do método de fabrico a tecelagem. Contudo, é comum designar-se o feltro como sendo um “tecido” ou “papel” empastado, servindo para o fabrico de chapéus, casacos e utilizações industriais.

Ler mais...

Quatro novos pergamanos

Novos pergamanos nas galerias do ArteAzul-Atelier

Uma série de quatro novos trabalhos em papel pergamano encontra-se já exposta através das respetivas imagens na galeria virtual pergamano do ArteAzul-Atelier. 

Ler mais...