NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Registos e Relicários
  - construção, arranjo e decoração

Perto da folha de estanho, os registos e os relicários

Em relação ao título e subtítulo deste artigo, eles sugerem-nos, tratando-se tão só de um simples exemplo, a junção dos tons dourados e os tons do estanho, através dos registos e relicários e, no caso presente, acompanhados pela folha de estanho trabalhada com a técnica da gravura e corte.

Relicários com as figuras centrais do presépio

As figuras principais do presépio - representação do estábulo onde nasceu Jesus Cristo -, o Menino Jesus, Nossa Senhora e S. José têm sido nesta que se aproxima e em outras festas de Natal os motivos para a realização de composições que procuramos sejam desenhadas e construídas com originalidade.

Semelhanças entre relicários e registos

Um relicário, conforme é definido no portal de Liturgia Católica (Conferência dos Bispos de França) - Portail de la Liturgie Catholique - é uma caixa na qual são conservadas relíquias, significando estas, como nos informa o dicionário de língua portuguesa online “priberam”, parte de um corpo de um santo ou objeto que lhe pertenceu ou serviu para seu suplício ou ainda coisa considerada de grande valor por ser rara ou antiga.

Relicário: acabamentos com pormenor

Quando levamos a cabo qualquer projeto é sempre um motivo de grande satisfação. A idealização e criação de uma obra e a sua execução implicam trabalho e a resolução de alguns problemas para que os objetivos traçados sejam alcançados. No entanto, há algumas dessas obras que requerem cuidados especiais ou pelo rigor de execução que exigem ou por outras quaisquer circunstâncias ou dificuldades.

Trabalho que exige tempo e paciência

A construção de um relicário obedece a um processo de trabalho que exige tempo, paciência e objetivos de atingir a perfeição. Uma estrutura de vidro com colagem das várias paredes que encerra uma figura tridimensional, à partida, parece obra fácil.

Relicário Presépio (3)

Este relicário, de tamanho superior ao anteriormente apresentado, foi efetuado com presépio completo. As faces interiores não vidradas foram revestidas com tecido aveludado, decorado com elementos dourados e pequenas pedrinhas de vidro envolvidas em pequenos traços de bisnaga dimensional dourada, de modo a representar estrelas.

Relicário Presépio (2)

Como forma de acabamento do relicário a que fizemos referência em artigo anterior, colocou-se uma moldura base de modo a fazer realçar a peça inicial, transformando-a num conjunto harmoniosamente enobrecido.

Temáticas do Découpage Suiço

Chalés, montanhas, corações, vegetação, figuras humanas e animais

As temáticas expressivamente representadas nas obras de Découpage, no Pays-d’Enhaut, são essencialmente as que se relacionam com os chalés - casas de madeira características das montanhas suíças -, motivos com corações, vegetação, figuras humanas e animais; tudo isto associado aos costumes e tradições como por exemplo a ida e vinda dos criadores de vacas para as pastagens de montanha onde aí permanecem de maio a outubro, fabricando o famoso queijo.

Ler mais...

Saquinhos com alfazema

Saquinhos perfumados ao estilo Shabby Chic

Sabemos que a alfazema é uma planta aromática que exala um perfume agradável muito suave. Tem origem na Ásia. Muito se deve à alfazema o desenvolvimento da arte da perfumaria e cosmética.
Ler mais...

Compoteira de Vidro

Execução no interior da peça

Neste caso, a técnica de decoração é executada pelo lado interior da peça. Inicia-se limpando muito bem com álcool. Com o "glitter" dourado, fazem-se arabescos a gosto e deixa-se secar.

Seguidamente, utilizando a pasta de cristal, espalha-se esta em todo o interior com a ajuda de uma pequena trincha. Deixa-se secar durante vinte e quatro horas.

Ler mais...

Caixas Decorativas

Pequenas caixas de madeira decoradas com recortes de guardanapo

Um dos objetos apropriados e mais apreciados para utilizar a técnica de decoração com recortes é uma caixa de madeira. Esta pode facilmente ser transformada num elemento decorativo e também num objeto de utilidade, como por exemplo um atraente guarda-jóias.

Ler mais...

Luz e Luminosidade

A Luz e o tratamento da luminosidade

O quadro representado ao lado foi pintado por um dos artistas que mais se empenharam em estudar os efeitos luminosos na paisagem - o pintot espanhol Joaquín Sorolla (1863-1923). O destaque dado à luz e o tratamento da luminosidade revelam a influência dos impressionistas e fauvistas no estilo do autor.

Ler mais...

Camisola de Inverno

Peça de vestuário: camisola

para senhora, efetuada manualmente com fio de lã

O ArteAzul-Atelier utiliza as lãs, não apenas na execução de trabalhos de tapeçaria tecida artística, com o auxílio de um tear simples, mas também na manufatura de peças de vestuário como a que apresentamos na imagem.

Ler mais...

Découpage no Pays-d’Enhaut, Suisse

Recorte de papel e sua colagem

Quando se aborda o tema “Artes Decorativas”, nomeadamente as relacionadas com as técnicas que se executam artesanalmente, muito se ouve falar e muito se escreve sobre uma dessas técnicas que dá pelo nome de “Découpage”. São muitas as formas de fazer Découpage: as diversas nuances, os diferentes modos de arte ou, na pior das hipóteses, as inúmeras maneiras de trabalhar artesanalmente esta técnica manual de decoração perfazem um vasto conjunto de teorias que, aliadas à cultura, à realidade e ao saber, constituem uma prática ligada a diversas transformações da arte original e utilização de motivos mais ou menos relacionados com as respetivas vivências locais, originando resultados divergentes através de composições com elementos que o artista ou artesão escolhem aleatoriamente segundo os seus próprios gostos, tendências ou facilidades de execução.

Ler mais...

Aguarela com Técnica do Sal

Sal e Aguarela na seda ou musselina

A técnica do sal aplica-se para pintar tecidos em seda. A peça apresentada neste artigo, no entanto, é de musselina, tecido igualmente fino, mas ligeiramente mais pesado. Mesmo assim, serve perfeitamente para utilizar a técnica do sal, conforme descrevemos. Neste caso, a peça, com dimensões apreciáveis, mais ou menos 180 cm de comprimento por 100 cm de largura, foi colocada no bastidor sem que fosse demasiado esticada.

Ler mais...

Seda

Seda: passado e presente

A seda é obtida dos casulos do bicho-da-seda que se cria especialmente para esse fim. Os casulos são enovelados e com o fio obtido é tecida a seda. Na China, os simples mas custosos tecidos de seda eram decorados com signos de escrita e imagem, costume que deu origem à pintura sobre seda atingindo o seu apogeu por volta do ano 1200 d.C..

Ler mais...