NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Registos e Relicários
  - construção, arranjo e decoração

Perto da folha de estanho, os registos e os relicários

Em relação ao título e subtítulo deste artigo, eles sugerem-nos, tratando-se tão só de um simples exemplo, a junção dos tons dourados e os tons do estanho, através dos registos e relicários e, no caso presente, acompanhados pela folha de estanho trabalhada com a técnica da gravura e corte.

Relicários com as figuras centrais do presépio

As figuras principais do presépio - representação do estábulo onde nasceu Jesus Cristo -, o Menino Jesus, Nossa Senhora e S. José têm sido nesta que se aproxima e em outras festas de Natal os motivos para a realização de composições que procuramos sejam desenhadas e construídas com originalidade.

Semelhanças entre relicários e registos

Um relicário, conforme é definido no portal de Liturgia Católica (Conferência dos Bispos de França) - Portail de la Liturgie Catholique - é uma caixa na qual são conservadas relíquias, significando estas, como nos informa o dicionário de língua portuguesa online “priberam”, parte de um corpo de um santo ou objeto que lhe pertenceu ou serviu para seu suplício ou ainda coisa considerada de grande valor por ser rara ou antiga.

Relicário: acabamentos com pormenor

Quando levamos a cabo qualquer projeto é sempre um motivo de grande satisfação. A idealização e criação de uma obra e a sua execução implicam trabalho e a resolução de alguns problemas para que os objetivos traçados sejam alcançados. No entanto, há algumas dessas obras que requerem cuidados especiais ou pelo rigor de execução que exigem ou por outras quaisquer circunstâncias ou dificuldades.

Trabalho que exige tempo e paciência

A construção de um relicário obedece a um processo de trabalho que exige tempo, paciência e objetivos de atingir a perfeição. Uma estrutura de vidro com colagem das várias paredes que encerra uma figura tridimensional, à partida, parece obra fácil.

Relicário Presépio (3)

Este relicário, de tamanho superior ao anteriormente apresentado, foi efetuado com presépio completo. As faces interiores não vidradas foram revestidas com tecido aveludado, decorado com elementos dourados e pequenas pedrinhas de vidro envolvidas em pequenos traços de bisnaga dimensional dourada, de modo a representar estrelas.

Relicário Presépio (2)

Como forma de acabamento do relicário a que fizemos referência em artigo anterior, colocou-se uma moldura base de modo a fazer realçar a peça inicial, transformando-a num conjunto harmoniosamente enobrecido.

Trabalhos Novos em Feltro

Novos Feltros : Outras Artes

Na rubrica ' Outras Artes ' das ' Galerias ' do ArteAzul-Atelier foram inseridas novas imagens de trabalhos recentes efetuados em feltro. Os tons de cor são diversos sendo predominantes os rosas.

Ler mais...

Tecelagem

Tecelagem, tecidos, malhas

A tecelagem é o processo de fabricação dos tecidos, utilizando-se técnicas que, basicamente, consistem no entrelaçamento de fios como os de lã ou seda ou ainda sintéticos, entrecruzando-se por exemplo fios horizontais – a chamada trama – num conjunto de fios verticais – a teia. Ou seja: A teia é a estrutura base que consiste num sistema de fios que serve de suporte à passagem do fio que se vai entrelaçando naquele sistema de fios.

Ler mais...

Ovo da Páscoa

Ovo da Páscoa efetuado com balão

Uma das formas de efetuar um Ovo de Páscoa é utilizar um simples balão cheio de ar em que deve ter-se o cuidado de apertar muito bem o orifício de entrada/saída de ar. Depois do balão cheio, deve revestir-se a sua superfície com tiras de jornal coladas, utilizando cola branca. Este processo deve repetir-se com cinco ou seis camadas de modo que resulte uma estrutura resistente.

Ler mais...

Découpage, segundo Claude Allegri

A importância do Découpage no Pays-d’Enhaut e no Saanenland, segundo Claude Allegri

Claude Allegri resume bem a importância regional do Découpage no Pays d’Enhaut e no Saanenland (Saanen - comuna no cantão de Bern, contígua à comuna de Château-d’Oex no Pays-d’Enhaut): «Esta arte está presente em todos os lugares destas duas regiões através de obras antigas ou recentes que decoram as paredes das instituições públicas, estabelecimentos comerciais e chalés particulares.»

Ler mais...

Renda de Crochet

Linha matizada em Renda de Crochet

Toalhinhas de pequeno almoço
A imagem mostra o trabalho artesanal de realização decorativa em tecido de linho com linha de croché matizada. Este trabalho poderá, contudo, ser efetuado em outro tecido qualquer.
Ler mais...

Vidrado em cru

Azulejos com vidrado em cru

Os azulejos que compõem todas as grandes obras clássicas de azulejaria que podemos observar em muitos lugares, especialmente nos templos religiosos, em Portugal e em outros países do sul da Europa, apresentam-se em peças completamente artesanais, manufaturadas na sua totalidade pela mão do homem. Percebe-se isso mesmo numa análise simples da sua superfície ou melhor se compreende quando observamos um desses azulejos separados de um painel onde se procede por exemplo ao seu restauro.

Ler mais...

Pedra Facetada

"Pedra Facetada" na decoração de superfícies

Esta arte decorativa pode ser aplicada em madeira com superfície plana. Neste caso, tal como mostra a imagem, a tampa de uma caixa de dimensões reduzidas serviu para a demonstração desta técnica. Iniciou-se o trabalho com uma demão de base para artesanato do tipo gesso acrílico, aguardando-se depois a secagem - entre uma a duas horas, dependendo da temperatura ambiente e da quantidade de produto aplicada.

Ler mais...

Guardanapo Artístico

Colagem de guardanapo artístico e papel de arroz

Habitualmente, o papel de arroz artístico e o papel guardanapo artístico encontram-se em grande variedade nas lojas de artes decorativas. Um e outro têm muitas semelhanças, no entanto existem algumas diferenças que convém realçar: o papel guardanapo apresenta-se precisamente no formato de um guardanapo dobrado, de papel fino e textura suave; o papel de arroz apresenta-se normalmente em folhas de formato A3 em que se nota um papel mais resistente e opaco que o guardanapo, assim como uma textura consideravelmente rugosa.

Ler mais...

Pintura Naif

Naif significa "simples", "ingénuo"

Existe um género de pintura que não pertence à tradição académica nem às correntes de vanguarda. Embora alguns autores lhe chamem pintura primitiva, essa denominação pode gerar alguma confusão, pois nada tem de semelhante com a pintura dos povos primitivos. Por se aproximar, de certo modo, da arte infantil, os seus seguidores são apelidados naifs, palavra francesa que significa "ingénuo", "simples".

Ler mais...

Logotipos

Logótipos, símbolos, imagens de marca

Qualquer que seja a atividade, como por exemplo a artística ou a artesanal, poderá requerer um sinal identificativo, específico dessa mesma atividade ou do seu mentor ou executante ou ainda o conjunto dos dois. Uma imagem identificadora, sendo original, evidentemente, ou um simples lettering ajudará, certamente, na divulgação de produtos ou serviços. Surgem, assim, os logotipos ou logótipos, os símbolos e imagens de marca.

Ler mais...

Pintura por Camadas

Técnica do esfumado

A pintura por camadas não pode ser efetuada  espontânea e rapidamente através de uma técnica mais apropriada para quem pretende transmitir uma emoção imediata ou a impressão do momento. Este modo de pintar é impróprio para obras que exigem precisão nos detalhes e acabamentos. Neste caso, o artista deve recorrer à pintura por camadas e por etapas, executada em várias sessões, o que lhe permite trabalhar os pormenores sobre uma base de tinta já seca.

Ler mais...

Círculo Cromático

Relação entre as cores

Na pintura, uma cor isolada não tem qualquer sentido. O seu significado depende da relação que se estabelece com as cores que estão à sua volta. Portanto, para usar bem as cores, é necessário saber como associar as diversas matizes e como combiná-las.

Ler mais...