NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Decorar com vidros

Decorar com vidros

Técnicas artesanais de embelezamento de objetos em vidro
Para decorar com vidros, lisos ou texturados, são importantes as técnicas artesanais de pintura, colagem, execução de “craquelé”, folha de ouro e prata, tintas de relevo, pasta de cristal.
Realçar os vidros através das cores aproveitando o seu próprio brilho constitui uma boa prática de decoração e adorno aplicado como complemento de embelezamento.
Quando as cores vivas não são objeto de contrariedade ao gosto, elas podem usar-se em monocromias ou mesmo em exuberantes contrastes de múltiplas variedades cromáticas, despertando atenções numa combinação de efeitos dinâmicos de luminescência, revelando-se em abundância de impressões.

Representação de tecidos

A representação dos tecidos e a harmonia da composição

Colin Saxton ensina que, ao organizar a composição, é preciso escolher com cuidado o nível ótico, ou seja, o ângulo de visão de todos os elementos que vão figurar no quadro. Esse nível ótico pode alterar profundamente o efeito da composição. Observar um grupo de pessoas de uma posição elevada ou olhar a mesma cena sentado no chão dão-nos duas perspetivas completamente diferentes.

Ler mais...

A Tapeçaria desde os Tempos Antigos

Em que era terá o homem começado a tecer?

Não se sabe exatamente quando começou a ser praticada a Tecelagem. Naturalmente surgiu com a necessidade tal como outras descobertas. Já na era paleolítica foram encontradas, em locais arqueológicos, agulhas finas que poderiam ter sido utilizadas para tecer. Há registos de um prato com a ilustração de um tear horizontal que datam aproximadamente de 4000 a.C., e pinturas com figuras de mulheres trabalhando num tear datadas de 2000 a.C.

Ler mais...

Flores de Cartolina

Flores de cartolina sobre tela

Uma tela de algodão quadrada, de 30 cm de lado e espessura 4, foi utilizada como suporte para um conjunto de flores elaboradas a partir de cartolina de diversas cores. Deste modo, pelas cores e sua riqueza de expressividade artística, poderá realçar-se a estação da primavera, decorando um espaço interior.

Ler mais...

Arranjos de Natal

Composições "Arranjos de Natal"

Em decorações de espaços interiores, por exemplo numa sala principal onde decorrem anualmente as festas alusivas à quadra de Natal, servem muitas vezes os centros de mesa ou jarrões como suporte a Arranjos de Natal elaborados com materiais diversos, juntando peças já usadas em anos anteriores ou peças novas, umas e outras com cores fortes e quentes como é o caso dos tons vermelhos associados às cores complementares dos tons verdes, resultando daí composições extremamente expressivas e contrastantes de modo a simbolizar a força e o calor humanos que nestas alturas devem prevalecer nos ambientes familiares.

Ler mais...

Colagem Artística

A Colagem artística e o uso de materiais não tradicionais

Colagem com volume de Kurt Schwitters

Um dos artistas contemporâneos que mais usaram a técnica da colagem foi o norte-americano Robert Rauschenberg. Este artista foi muito influenciado pelo Expressionismo e pelo Dadaísmo. O Dadaísmo é uma corrente artística, englobando não só pintores e escultores, mas também escritores, poetas e músicos que, durante e após a primeira guerra mundial, influenciou diversos autores para formas de expressão artística que contrariavam tudo o que estava estabelecido até então.

Ler mais...

Compoteira de Vidro

Execução no interior da peça

Neste caso, a técnica de decoração é executada pelo lado interior da peça. Inicia-se limpando muito bem com álcool. Com o "glitter" dourado, fazem-se arabescos a gosto e deixa-se secar.

Seguidamente, utilizando a pasta de cristal, espalha-se esta em todo o interior com a ajuda de uma pequena trincha. Deixa-se secar durante vinte e quatro horas.

Ler mais...

Vira-ventos

Construção de vira-ventos

Para efetuar pequenos vira-ventos, brinquedos de papel utilizados por crianças e adolescentes, que giram pela ação do vento, utiliza-se papel simples - branco, colorido ou decorado com pinturas -, acetatos, folhas de revista. Os vira-ventos podem executar-se com inúmeras formas: quatro, cinco, seis, oito ou mais pontas, partindo de superfícies de papel, respetivamente, quadradas, pentagonais, hexagonais, octogonais.

Ler mais...

Materiais e Utensílios para Pintura a Óleo

Telas, Pincéis e Espátulas

Para além do espaço - o atelier - que deve ser tranquilo e com bastante luminosidade, podendo ser substituído por um canto do quarto ou sala, perto de uma janela; quem se inicia na Pintura a Óleo deve ter em conta a aquisição de alguns materiais e utensílios: um cavalete, telas prontas para serem utilizadas, pincéis, uma paleta, tinta a óleo, essência de terebintina, um pano e uma mesa.

Ler mais...

Pergamano e "Slow Made"

O pergamano como exemplo de trabalho “Slow Made”

A realização de trabalhos em papel pergamano assim como dos respetivos vídeos têm sido tarefas a ocupar muitas horas do dia, durante semanas e semanas, no ArteAzul-Atelier. 

Ler mais...