NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Pintura em Vidro
  - decoração e pintura sobre superfícies em vidro

Decorar com vidros

Técnicas artesanais de embelezamento de objetos em vidro
Para decorar com vidros, lisos ou texturados, são importantes as técnicas artesanais de pintura, colagem, execução de “craquelé”, folha de ouro e prata, tintas de relevo, pasta de cristal.
Realçar os vidros através das cores aproveitando o seu próprio brilho constitui uma boa prática de decoração e adorno aplicado como complemento de embelezamento.

Pintando o vidro

Tantos modos de pintar o vidro!

São incontáveis as técnicas de que nos servimos para pintar sobre vidro em objetos concretos ou em simples quadros de superfícies planas. Recortam-se de várias maneiras: quadrados, retângulos e todos os polígonos e mesmo em círculos ou formas irregulares.

Taça de vidro de pé alto

Decoração com pasta de cristal e glitter

Convém recordar que a peça não tem utilidade prática, destinando-se somente a compor um determinado conjunto decorativo ou usar individualmente sobre uma mesa ou móvel. A técnica utilizada para composições decorativas semelhantes é aplicada no interior do copo propriamente dito e na parte superior da base de apoio. 

Cor de Ouro sobre vidro azul

Tinta de contornos

A expressão bem conhecida "Ouro sobre Azul" mostra na perfeição contrastes que podem obter-se através de uma boa escolha de cores. Experimente-se este contraste na execução da técnica de pintura sobre vidro, quer seja usando a cor dourada sobre um vidro azul, de preferência azul escuro, ou então partindo de um vidro transparente que se pintará de azul para depois decorar com motivos dourados.

Relevo em vasos de vidro

Vasos de vidro ou garrafas e copos cujas superfícies constituem padrões em relevo, assim fabricados de origem, são bons elementos e bases de trabalho principalmente para quem pretende iniciar-se na aplicação da técnica de pintura sobre o vidro, de um modo simples e prático. Neste caso, os relevos existentes podem servir de guia para dar largas à pintura, cujos motivos ali estão já desenhados bastando agora decorá-los num exercício de escolha de tons e cores.

Objetos de vidro ou superfícies vidradas

Se olharmos à nossa volta, em casa, por exemplo, poderemos facilmente encontrar objetos antigos de vidro, uns em bom estado de conservação e outros, eventualmente, já danificados. Mesmo estes, quem sabe, poderão servir para efetuar uma pintura ou, na pior das hipóteses, simplesmente experimentar a técnica de pintar sobre vidro. Nas feiras de velharias, aí sim, normalmente encontram-se muitos objetos de vidro e de diversos formatos e cores: copos, garrafas, jarras, etc.

Técnica para imitação de "Fusing"

Limpa-se muito bem, com álcool, uma placa de vidro. Seguidamente, coloca-se debaixo do vidro um desenho com folhas de plantas ou mesmo folhas naturais.

Utilizando o tridimensional transparente, contorna-se todo o desenho nas suas linhas principais.

Reprodução a Óleo de Arte Sacra

Trabalhos do Atelier, por Amélia Raio

No ArteAzul-Atelier são várias as considerações que pensamos importantes e obrigatoriamente a ter em conta para uma boa reprodução a óleo de Arte Sacra. Entendemos que os procedimentos que utilizamos não obedecem a nenhum rol de regras teóricas estabelecidas por qualquer corrente artística ou por técnicas oriundas das escolas de Belas Artes.

Ler mais...

Cercadura em croché

Peça em croché para decorar em cercadura

A foto representa um excerto de trabalho em croché - uma peça que servirá como acabamento para uma outra em tecido, isto é, terá como fim contornar essa peça, dando-lhe expressividade de cor e decoração primorosa.

Ler mais...

Tabuleiro de Estanho

Técnica Richelieu

Este tabuleiro foi executado com um trabalho minucioso em folha de estanho, aplicando a técnica do richelieu. Depois de passar o desenho do papel vegetal para o lado avesso do estanho com um buril de ponta fina, esse desenho é novamente marcado, agora sem o papel vegetal, de modo que as linhas fiquem bem visíveis pelo lado direito e, por sua vez, com um determinado relevo.

Ler mais...

Relicários e Registos

Semelhanças entre relicários e registos

Um relicário, conforme é definido no portal de Liturgia Católica (Conferência dos Bispos de França) - Portail de la Liturgie Catholique - é uma caixa na qual são conservadas relíquias, significando estas, como nos informa o dicionário de língua portuguesa online “priberam”, parte de um corpo de um santo ou objeto que lhe pertenceu ou serviu para seu suplício ou ainda coisa considerada de grande valor por ser rara ou antiga.

Ler mais...

A Função do Verniz

O verniz protege

Verniz brilhante em superfície de "falso" esmalte

A função do verniz, de um modo geral e, concretamente, no que aos trabalhos de artes decorativas diz respeito, é proteger as superfícies dos referidos trabalhos de "ataques" externos como os fumos, pós, sujidades, humidades, gotas de água, etc.

Ler mais...

Registos, Relicários, Estanho

Perto da folha de estanho, os registos e os relicários

Em relação ao título e subtítulo deste artigo, eles sugerem-nos, tratando-se tão só de um simples exemplo, a junção dos tons dourados e os tons do estanho, através dos registos e relicários e, no caso presente, acompanhados pela folha de estanho trabalhada com a técnica da gravura e corte.
Ler mais...

Caixa Shabby Chic

Caixa decorada ao estilo Shabby Chic

Depois de pintada com uma cor pastel, colou-se guardanapo decorativo na tampa e aplicaram-se rendas, rosinhas de tecido, pequenas pérolas, cordão acetinado, etc. A parte lateral da caixa foi decorada com pequenos arabescos de tinta dimensional madrepérola. Obteve-se, assim, uma decoração harmoniosa no estilo e nas cores.

Ler mais...

Renda de Crochet

Linha matizada em Renda de Crochet

Toalhinhas de pequeno almoço
A imagem mostra o trabalho artesanal de realização decorativa em tecido de linho com linha de croché matizada. Este trabalho poderá, contudo, ser efetuado em outro tecido qualquer.
Ler mais...

Flûtes

"Flûtes" ao estilo veneziano

Limpa-se a peça com álcool para lhe retirar qualquer gordura existente. Primeiramente, com a ajuda de uma pequena esponja, cobre-se com "frost" prata a superfície exterior do copo e a base, para adquirirem um aspeto ligeiramente opaco e texturado.

Ler mais...

Boneca de pó de carvão

A boneca de pó de carvão marca o desenho nos azulejos

A boneca de pó de carvão não é um instrumento imprescindível para executar um painel de azulejos. No entanto, muitos a terão usado e, sem dúvida nenhuma, faz parte da história dos azulejos e da azulejaria tradicional. A boneca, como o exemplar que mostra a figura ao lado esquerdo, pode ser muito útil quando se pretende repetir o mesmo desenho, usando por sua vez o mesmo picotado.

Ler mais...

Fabricação Manual de Tapeçaria

Tapeçaria Tecida: tempo de execução

Qualquer técnica de artes decorativas poderá ser efetuada, aliás como qualquer outro trabalho, com maior ou menor rapidez. Certamente ninguém terá dúvidas desta evidência. No entanto, a velocidade de execução não condiciona a qualidade da obra na sua vertente puramente artística. Opiniões distintas haverá em relação a esta temática.

Ler mais...

Ovos da Páscoa

Esquemas e composições

Muitas vezes queremos começar uma obra e precipitamo-nos no improviso, antecipando uma conclusão que nem sempre resultará num bom efeito artístico. Sem desvalorizar o trabalho "à primeira" - efetuado de repente -, expressivo e reflexo de sentimentos e sensações momentâneos, convém, contudo, em nosso entender, pelo menos em trabalhos que requerem alguma minúcia de pormenores, conceder algum tempo à escolha e esquematização de algumas ideias.

Ler mais...