NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

"A Sagrada Família" de Rafael Sanzio reproduzida a óleo

Passou já um ano desde que foi inserida na galeria virtual das obras ArteAzul-Atelier a primeira foto da fase inicial da reprodução a óleo de arte sacra "A Sagrada Família" cujo original se encontra no Museu do Louvre, em Paris e é da autoria de Rafael Sanzio, em italiano – Raffaello Sanzio, pintor nascido a 6 de abril de 1483, em Urbino e falecido a 6 de abril de 1520, em Roma.
A foto que apresentamos hoje mostra a reprodução já em fase adiantada de trabalho de pintura que contamos brevemente concluir.
Amélia Raio, do ArteAzul-Atelier, dedica-se a mais de uma vintena de técnicas das artes decorativas e pintura, realizando variados trabalhos e dando formação no Atelier e também na Universidade Sénior de Vila Real.
Outras imagens de trabalhos de pintura podem observar-se nas "Galerias", inclusivamente a reprodução de "A Sagrada Família" de Rafael Sanzio, em tamanho maior.

Imagem:
Obra ainda não terminada da reprodução a óleo de "A Sagrada Família", de Rafael de Sanzio

Marmoreado

Marmoreado na seda

Além de ser aplicada em musselina, esta técnica pode também usar-se em seda. Para a sua execução são necessários os seguintes materiais: Peça de seda ou musselina; Gel de marmorear; Tintas de seda; Conta-gotas; Palito. Faz-se a preparação do gel de marmorear, misturando o produto de uma embalagem com um litro de água numa liquidificadora. Fica em repouso durante uma hora, no frigorífico.

Ler mais...

Retrato a Óleo

Estudo das proporções e cores no retrato

No retrato a óleo é importantíssima a interpretação da cor. Muito importante também, antes de começar a execução de um retrato, é resolver o problema da posição e do enquadramento do modelo. A representação do rosto humano pode ser efetuada de vários ângulos: de frente, de perfil, de baixo para cima, etc.

Ler mais...

Découpage, segundo Claude Allegri

A importância do Découpage no Pays-d’Enhaut e no Saanenland, segundo Claude Allegri

Claude Allegri resume bem a importância regional do Découpage no Pays d’Enhaut e no Saanenland (Saanen - comuna no cantão de Bern, contígua à comuna de Château-d’Oex no Pays-d’Enhaut): «Esta arte está presente em todos os lugares destas duas regiões através de obras antigas ou recentes que decoram as paredes das instituições públicas, estabelecimentos comerciais e chalés particulares.»

Ler mais...

Garrafão Antigo

Garrafão decorado com folha de estanho

O garrafão da imagem, em vidro fino de cor verde foi encontrado numa velha adega. A peça era inicialmente protegida por cuidadoso empalhamento entre a parede do vidro e o acabamento exterior em vime entrelaçado pelo processo artesanal usado na cestaria. Esta peça antiga com capacidade de mais ou menos dez litros terá no mínimo oitenta anos e era usada para guardar vinho. Tem de altura 45 cm, de largura na parte bojuda 30 cm e a parte mais estreita - o gargalo - 5 cm.

Ler mais...

Tricô e Croché

Tricô com aplicação de croché

A razão deste pequeno artigo "Tricô e Croché" serve tão só como chamada de atenção para a multiplicidade de conjugações que podem efetuar-se nas artes decorativas em geral, realizando obras com diferentes técnicas, juntas de um modo natural ou num sentido mais artístico. 

Ler mais...

O Vidro

Breves considerações sobre o vidro

Já no antigo Egipto, o vidro era sobejamente apreciado e trabalhado por inúmeros artífices, existindo, ainda hoje, vestígios de obras em vidro, nomeadamente superfícies vidradas pintadas.

Na Idade Média, o vidro colorido transmitia um grande fascínio sobre as pessoas. Nessa época muitas igrejas foram adornadas com vitrais. Hoje, é possível pintar vidro com cores transparentes. O efeito é semelhante ao do vitral a chumbo e a técnica é mais simples.

Ler mais...

Camisola de Inverno

Peça de vestuário: camisola

para senhora, efetuada manualmente com fio de lã

O ArteAzul-Atelier utiliza as lãs, não apenas na execução de trabalhos de tapeçaria tecida artística, com o auxílio de um tear simples, mas também na manufatura de peças de vestuário como a que apresentamos na imagem.

Ler mais...

Azulejar

A Arte de Azulejar  e a sua difusão na Península Ibérica

A arte do azulejo foi largamente difundida pelos povos islâmicos. Os árabes introduziram-na na Península Ibérica. Transmitida aos portugueses pelos hispano-mouriscos, utilizada pelos europeus, a arte de azulejar, em Portugal, ganha uma singular e prodigiosa aventura.

Ler mais...

Arte Sacra

Reprodução a óleo de arte sacra

Uma boa imagem, obtida por fotocópia onde as cores se expressem muito próximas da pintura original e as formas perfeitamente evidentes, constitui uma das partes essenciais para iniciar uma boa execução na reprodução de um quadro. Evidentemente que se procura reproduzir não só um esquema perfeito de linhas de contorno, colocadas e desenhadas nos sítios certos, como também as cores deverão encontrar-se tanto quanto possível próximas da realidade da composição a reproduzir.

Ler mais...