NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

"A Sagrada Família" de Rafael Sanzio reproduzida a óleo

Passou já um ano desde que foi inserida na galeria virtual das obras ArteAzul-Atelier a primeira foto da fase inicial da reprodução a óleo de arte sacra "A Sagrada Família" cujo original se encontra no Museu do Louvre, em Paris e é da autoria de Rafael Sanzio, em italiano – Raffaello Sanzio, pintor nascido a 6 de abril de 1483, em Urbino e falecido a 6 de abril de 1520, em Roma.
A foto que apresentamos hoje mostra a reprodução já em fase adiantada de trabalho de pintura que contamos brevemente concluir.
Amélia Raio, do ArteAzul-Atelier, dedica-se a mais de uma vintena de técnicas das artes decorativas e pintura, realizando variados trabalhos e dando formação no Atelier e também na Universidade Sénior de Vila Real.
Outras imagens de trabalhos de pintura podem observar-se nas "Galerias", inclusivamente a reprodução de "A Sagrada Família" de Rafael Sanzio, em tamanho maior.

Imagem:
Obra ainda não terminada da reprodução a óleo de "A Sagrada Família", de Rafael de Sanzio

Restaurar

Restaurar no ArteAzul-Atelier

No ArteAzul Atelier usamos a palavra "restauro" e dedicamos importância a este tema através de uma rubrica própria na área técnica e nas galerias de imagens do sítio ArteAzul Atelier, assim como através de trabalhos práticos levados a efeito. "Restaurar" significa reparar uma obra de arte ou estrutura arquitetónica através da utilização de técnicas e operações específicas, conforme a natureza do objeto a restaurar.

Ler mais...

Arquitetura de Potes

Potes: configuração de novas formas   

A "arquitetura de potes" não tem sido temática a que o ArteAzul-Atelier tenha dedicado, nos últimos tempos, algum do seu tempo, salvo algumas peças como a da imagem que mostramos, às quais transmitimos e renovámos com uma nova pintura.

Ler mais...

Folha de Estanho

Maleabilidade e brilho

A folha de estanho é um bom material para a execução dos mais variados trabalhos artesanais. As suas características como por exemplo a relativa dureza, a maleabilidade e o brilho constituem facilidades e vantagens em relação a outros materiais, pois facilitam o seu manuseamento e o desenrolar do trabalho, resultando em obras de qualidade sem a necessidade de grandes esforços e de utensílios complexos. A folha de estanho é perfeitamente adequada às mãos dos principiantes pela simplicidade das técnicas usadas na realização de obras não muito complicadas.

Ler mais...

Quatro novos pergamanos

Novos pergamanos nas galerias do ArteAzul-Atelier

Uma série de quatro novos trabalhos em papel pergamano encontra-se já exposta através das respetivas imagens na galeria virtual pergamano do ArteAzul-Atelier. 

Ler mais...

Uma agulha de Arraiolos

Agulha: instrumento simples e eficaz

Uma agulha de Arraiolos é um instrumento simples mas eficaz para a execução das nossas tapeçarias. Para nós, é a agulha, depois do tear, o instrumento mais importante para tecer. Podemos também tecer, utilizando apenas as mãos. Para determinados nós, não necessitamos da agulha; por exemplo, os tufos como o representado na imagem são elaborados sem agulha.

Ler mais...

Arranjos de Natal

Composições "Arranjos de Natal"

Em decorações de espaços interiores, por exemplo numa sala principal onde decorrem anualmente as festas alusivas à quadra de Natal, servem muitas vezes os centros de mesa ou jarrões como suporte a Arranjos de Natal elaborados com materiais diversos, juntando peças já usadas em anos anteriores ou peças novas, umas e outras com cores fortes e quentes como é o caso dos tons vermelhos associados às cores complementares dos tons verdes, resultando daí composições extremamente expressivas e contrastantes de modo a simbolizar a força e o calor humanos que nestas alturas devem prevalecer nos ambientes familiares.

Ler mais...

Presépio em patchwork

Construção de um presépio com a técnica patchwork

Na época natalícia a inspiração acontece de um modo natural, pelo acontecimento, a celebração do nascimento de Jesus e a festa da família. Deste modo, os ambientes das nossas casas tornam-se calorosamente luminosos e as cores sobressaem vistosas e alegres. As compras de objetos e arranjos florais tornaram-se um hábito e é neste sentido que incentivamos a uma certa criatividade e simplicidade, metendo as mãos na massa, realizando, ou pelo menos contribuindo para a construção de uma boa decoração interior, singela mas carregada de significado, efetuando, porque não, uma ou outra obra de trabalhos manuais, exercitando e dando lugar à capacidade artística.

Ler mais...

Saquinhos com alfazema

Saquinhos perfumados ao estilo Shabby Chic

Sabemos que a alfazema é uma planta aromática que exala um perfume agradável muito suave. Tem origem na Ásia. Muito se deve à alfazema o desenvolvimento da arte da perfumaria e cosmética.
Ler mais...

"Falso" Esmalte

"Falso" Esmalte com cola e tridimensional transparente

O Falso Esmalte pode ser executado em folha ou placa de alumínio. É uma técnica que se baseia na colagem de uma estampa que é depois envernizada com várias camadas (duas ou três) de verniz brilhante e lhe é dado volume com aplicação de tridimensional transparente.

Ler mais...

O Découpage

O Découpage integrado na cultura do Pays-d'Enhaut 

Várias conclusões temos vindo a reter da investigação efetuada a esta arte tradicional do Pays-d'Enhaut, na Suiça. Como mencionámos em artigo anterior, o Découpage, ao longo dos tempos, tem sido mais ou menos levado por diante, graças a alguns artistas, normalmente não conceituados no sentido de que são pessoas simples e não inseridas nos privilegiados meios artísticos. Por todo o mundo, desde épocas remotas, a arte de Découpage em papel tem sido efetuada e exercitada. Contudo, é no Pays-d'Enhaut, na Suiça que o Découpage assume um especial relevo pela importância que lhe é dada nos meios culturais da região e por toda a Confederação Helvética.

Ler mais...

Profundidade e contrastes

A sensação de profundidade e contrastes luminosos

Especialmente na pintura de paisagens devemos ter bem a noção de espaço para melhor o representarmos. De um modo geral, nas paisagens naturais, esse espaço é amplo no sentido da profundidade, isto é, o primeiro plano deve parecer bem distanciado dos últimos, que, na maioria dos casos, são a representação da linha do horizonte e do céu.

Ler mais...

Caixa Primavera

Caixa redonda de folha de madeira

A caixa que se mostra na imagem é de madeira, mais concretamente folha de madeira, apropriada para ser decorada com diversos materiais de entre uma gama de técnicas decorativas.

Ler mais...