NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Pintura a Óleo
 - originais e reproduções de arte sacra a óleo

"A Sagrada Família" de Rafael Sanzio reproduzida a óleo

Passou já um ano desde que foi inserida na galeria virtual das obras ArteAzul-Atelier a primeira foto da fase inicial da reprodução a óleo de arte sacra "A Sagrada Família" cujo original se encontra no Museu do Louvre, em Paris e é da autoria de Rafael Sanzio, em italiano – Raffaello Sanzio, pintor nascido a 6 de abril de 1483, em Urbino e falecido a 6 de abril de 1520, em Roma.

Reprodução a óleo de arte sacra

Uma boa imagem, obtida por fotocópia onde as cores se expressem muito próximas da pintura original e as formas perfeitamente evidentes, constitui uma das partes essenciais para iniciar uma boa execução na reprodução de um quadro. Evidentemente que se procura reproduzir não só um esquema perfeito de linhas de contorno, colocadas e desenhadas nos sítios certos, como também as cores deverão encontrar-se tanto quanto possível próximas da realidade da composição a reproduzir.

Trabalhos do Atelier, por Amélia Raio

No ArteAzul-Atelier são várias as considerações que pensamos importantes e obrigatoriamente a ter em conta para uma boa reprodução a óleo de Arte Sacra. Entendemos que os procedimentos que utilizamos não obedecem a nenhum rol de regras teóricas estabelecidas por qualquer corrente artística ou por técnicas oriundas das escolas de Belas Artes.

Pintar a realidade ou simplesmente estilizá-la

A História da Arte tem sido marcada, desde as origens, pelo conflito entre o naturalismo e a estilização - a realidade das coisas, dos objetos, das paisagens e realizações humanas em contraposição com a representação muitas vezes designada por abstrata, sem que se percebam verdadeiramente as formas conforme a sua arquitetura real.

Relação entre as cores

Na pintura, uma cor isolada não tem qualquer sentido. O seu significado depende da relação que se estabelece com as cores que estão à sua volta. Portanto, para usar bem as cores, é necessário saber como associar as diversas matizes e como combiná-las.

A Luz e o tratamento da luminosidade

O quadro representado ao lado foi pintado por um dos artistas que mais se empenharam em estudar os efeitos luminosos na paisagem - o pintot espanhol Joaquín Sorolla (1863-1923). O destaque dado à luz e o tratamento da luminosidade revelam a influência dos impressionistas e fauvistas no estilo do autor.

Marinhas: tonalidades do mar ao longo do dia

Os quadros que representam cenas marítimas são designados por marinhas. Neste artigo focamos essencialmente as tonalidades do mar ao longo do dia. Contudo, vários são os fatores que contribuem para a diversidade de tons e de cores como a luminosidade do céu, a profundidade das águas, a concentração de algas.

Envernizamento

Escolha e Aplicação de Verniz

O verniz é uma solução de resina (matéria viscosa que brota de certos vegetais como por exemplo do pinheiro ou da cerejeira) em álcool ou em outras substâncias e serve para cobrir a superfície de certos objetos, para os preservar do ar, da humidade, de outras adversidades e para lhes dar brilho.

Ler mais...

Pregadeiras com feltros

Pregadeiras ou alfinetes com feltros

Pregadeiras são adornos com alfinetes para prender como enfeite na roupa – elementos decorativos muito interessantes em que na sua realização podem juntar-se para além dos feltros, pequeninas pérolas, laços de seda, flores em diversos materiais inclusivamente de feltro e outros.

Ler mais...

Jarras de Vidro

Jarra de vidro com fita de chumbo

Depois de limpa a peça de vidro com álcool, sem projeto prévio, elaborou-se diretamente na sua área lateral um desenho executado com fita de chumbo autocolante, moldando com os dedos e com um pequeno instrumento pontiagudo. Normalmente, na compra de uma embalagem de fita, vem junto um desses instrumentos - espátula -, podendo ser manuseada usando as duas extremidades.

Ler mais...

Caixas Decorativas

Pequenas caixas de madeira decoradas com recortes de guardanapo

Um dos objetos apropriados e mais apreciados para utilizar a técnica de decoração com recortes é uma caixa de madeira. Esta pode facilmente ser transformada num elemento decorativo e também num objeto de utilidade, como por exemplo um atraente guarda-jóias.

Ler mais...

Tecidos para Patchwork

Variedade cromática de tecidos

Atualmente, existe uma enorme variedade de tecidos de algodão apropriados para trabalhos de Artes Decorativas. Pode afirmar-se que a gama de tecidos existentes, com cores, tons, luminosidades e padrões constituem um mundo maravilhoso de composições com inúmeros elementos decorativos que, por si só, fazem já parte da própria arte.

Ler mais...

Embelezamento de superfícies II

Criar e embelezar superfícies: sugestões

O craquelé e o vintage

Demos conta no artigo anterior de trabalhos que envolvem a criação e embelezamento de superfícies, nomeadamente pequenas caixas fabricadas em madeira.

Ler mais...

Découpage, segundo Claude Allegri

A importância do Découpage no Pays-d’Enhaut e no Saanenland, segundo Claude Allegri

Claude Allegri resume bem a importância regional do Découpage no Pays d’Enhaut e no Saanenland (Saanen - comuna no cantão de Bern, contígua à comuna de Château-d’Oex no Pays-d’Enhaut): «Esta arte está presente em todos os lugares destas duas regiões através de obras antigas ou recentes que decoram as paredes das instituições públicas, estabelecimentos comerciais e chalés particulares.»

Ler mais...

Folha de ouro de imitação

Aplicação de folha de ouro e “envelhecimento”

Dentro do tema das artes decorativas e quando se trata de embelezamento de alguns objetos, a aplicação da folha de ouro é um modo eficaz de alcançar aquele objetivo, principalmente quando se combina com técnicas de “envelhecimento”, transmitindo severos contrastes entre o brilho característico do colorido áureo e os escuros do betume judaico a que se adiciona óleo de linho e essência de terebintina.
Ler mais...

Pele na figura humana

A cor da pele e sua representação na figura humana

Mais do que qualquer outro tema, a representação da figura humana exige grande rigor na observação das medidas e proporções. Além disso, se a obra é de estilo realista, ela requer fidelidade na reprodução da atitude do modelo.

Ler mais...