NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Pergamano
  - papel pergamano, boleamento, perfuração, tridimensionalidade

Pergamanos em quadros

Os pergamanos, isto é, os trabalhos em papel pergamano que temos vindo a referir em diversos artigos podem ser emoldurados, constituindo desse modo expressivos elementos de decoração de paredes, conforme poderá observar-se nas fotos inseridas nas galerias “Pergamano”. Por outro lado, o emolduramento neste caso específico é muito importante para a preservação do trabalho que levou tanto tempo e cuidado a concretizar. Além da moldura propriamente dita, o pergamano deverá ser protegido com vidro deixando-se um pequeno espaço entre este e o pergamano.

Os pergamanos emoldurados em quadros ou tabuleiros

Os trabalhos com a técnica do papel pergamano resultam bem emoldurados em quadros ou mesmo em tabuleiros, protegidos com vidro, evidentemente.

30 Pergamanos, no Atelier

Após uma série de 10 pergamanos efetuados em fase anterior, 25 obras com a técnica do papel pergamano foram realizadas desde o mês de novembro de 2016 até hoje.

Cartão em Pergamano

O trabalho representado na foto resulta da técnica sobre papel pergamano na realização de um cartão (16cm X 9cm) que poderá servir como cartão de convite, cartão de felicitação ou de participação de um evento.

Picotagem no Pergamano

A imagem mostra a execução minuciosa de picotagem que é efetuada na barra deste trabalho segundo uma das técnicas do papel pergamano. Aquela barra foi perfurada com o picotador de uma agulha sobre uma rede de perfuração e segundo um esquema de contagem, de modo que todos os pontos ficassem situados equidistantemente, resultando uma realização próxima da perfeição.

Anúncios e convites em pergamano

Temos apresentado o pergamano essencialmente como motivo decorativo para a realização de quadros de parede e bandejas. O pergamano pode ser utilizado, no entanto, para outros tipos de decoração, adequando-se conjuntos de objetos, normalmente de pequenas dimensões para embelezar ambientes em pequenas superfícies, tampos de móveis, mesas, por exemplo. Esses objetos decorativos podem ser carteirinhas, bolsinhas e outros, executados apenas com a técnica do pergamano ou então efetuando misturas de técnicas onde o pergamano permaneça em destaque.

Obras em Pergamano

Para efetuar trabalhos em papel pergamano, existem vários tipos de utensílios e materiais: ferramentas de boleamento ou de impressão em relevo, ferramentas de perfuração e respetivas almofadas e tapetes que servem de base a essa perfuração, as tesouras para cortar motivos e contornos, pinças para auxílio no processo de colagem de elementos de reduzida dimensão, lápis de coloração, tintas apropriadas para trabalhar o papel pergamano, canetas gel. 

Arquitetura de Potes

Potes: configuração de novas formas   

A "arquitetura de potes" não tem sido temática a que o ArteAzul-Atelier tenha dedicado, nos últimos tempos, algum do seu tempo, salvo algumas peças como a da imagem que mostramos, às quais transmitimos e renovámos com uma nova pintura.

Ler mais...

Aparador

Aparador Shabby-Chic

Adquirindo um pequeno móvel ou mesmo um móvel de dimensões médias como por exemplo uma cómoda, uma penteadeira, um aparador, que já não tenham aplicação prática nem sequer decorativa num ambiente que queremos airoso, com certo brilho e luminosidade de cores; uma cuidada remodelação, com gosto, com arte e certamente com algum trabalho e materiais apropriados, pode acontecer com resultados de beleza estética bem satisfatórios. 

Ler mais...

Tecidos para Patchwork

Variedade cromática de tecidos

Atualmente, existe uma enorme variedade de tecidos de algodão apropriados para trabalhos de Artes Decorativas. Pode afirmar-se que a gama de tecidos existentes, com cores, tons, luminosidades e padrões constituem um mundo maravilhoso de composições com inúmeros elementos decorativos que, por si só, fazem já parte da própria arte.

Ler mais...

O desenho na folha de estanho

Transposição do desenho para a folha de estanho

Para projetar uma gravura sobre uma folha  de estanho, é necessário antes de tudo o mais fazer uma escolha criteriosa do desenho e das suas dimensões relativamente à superfície em que vamos trabalhar. Poder-se-á transmitir na obra a executar a originalidade do artista, efetuanto um desenho da sua autoria ou fazendo uma composição através da junção de porções de outros desenhos, ou, então, poderá servir-se de esquemas já fabricados, facilmente encontrados em revistas da especialidade, ou pode ainda ser considerada a hipótese de partir de desenhos vários, por exemplo esquemas apropriados para bordados mas que para este efeito - a gravura sobre folha de estanho - poderão servir muito bem.

Ler mais...

Taça de vidro

Taça de vidro de pé alto

Decoração com pasta de cristal e glitter

Convém recordar que a peça não tem utilidade prática, destinando-se somente a compor um determinado conjunto decorativo ou usar individualmente sobre uma mesa ou móvel. A técnica utilizada para composições decorativas semelhantes é aplicada no interior do copo propriamente dito e na parte superior da base de apoio. 

Ler mais...

Tapeçaria: técnica e arte

Arte e qualidade de execução técnica

A relação entre o que é arte e as formas técnicas de a alcançar é um tema que pode ser refletido e estudado nas diversas expressões artísticas, com particular incidência nas artes visuais. Nestas, hoje em dia, os partidários das ideias liberais são desprovidos de interesses no que diz respeito à utilização de espartilhos artísticos como as correntes e as modas. A única exigência é, de facto, a não exigência, isto é, a completa liberdade de execução, tanto no que diz respeito aos materiais e suportes como aos instrumentos usados.
Ler mais...

Flores de Musse

Flores de tecido musse

Das chamadas meias de musse, se possível com diversas cores, pode aproveitar-se o seu tecido para iniciar um trabalho cujo objetivo é formar um conjunto floral imitando as flores verdadeiras.

Ler mais...

Pintura por Imersão

Todo o tipo de objetos serve para efetuar pintura por imersão

Garrafas, garrafões, outras peças de vidro, objetos de madeira, metal ou cerâmica de qualquer formato ficam lindíssimos com esta técnica simples e rápida. A peça escolhida deve estar com a superfície bem lisa. Se for necessário, passa-se uma lixa fina e limpa-se bem com um pano.

Ler mais...

Cercadura em croché

Peça em croché para decorar em cercadura

A foto representa um excerto de trabalho em croché - uma peça que servirá como acabamento para uma outra em tecido, isto é, terá como fim contornar essa peça, dando-lhe expressividade de cor e decoração primorosa.

Ler mais...