NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Pergamano
  - papel pergamano, boleamento, perfuração, tridimensionalidade

Pergamanos em quadros

Os pergamanos, isto é, os trabalhos em papel pergamano que temos vindo a referir em diversos artigos podem ser emoldurados, constituindo desse modo expressivos elementos de decoração de paredes, conforme poderá observar-se nas fotos inseridas nas galerias “Pergamano”. Por outro lado, o emolduramento neste caso específico é muito importante para a preservação do trabalho que levou tanto tempo e cuidado a concretizar. Além da moldura propriamente dita, o pergamano deverá ser protegido com vidro deixando-se um pequeno espaço entre este e o pergamano.

Os pergamanos emoldurados em quadros ou tabuleiros

Os trabalhos com a técnica do papel pergamano resultam bem emoldurados em quadros ou mesmo em tabuleiros, protegidos com vidro, evidentemente.

30 Pergamanos, no Atelier

Após uma série de 10 pergamanos efetuados em fase anterior, 25 obras com a técnica do papel pergamano foram realizadas desde o mês de novembro de 2016 até hoje.

Cartão em Pergamano

O trabalho representado na foto resulta da técnica sobre papel pergamano na realização de um cartão (16cm X 9cm) que poderá servir como cartão de convite, cartão de felicitação ou de participação de um evento.

Picotagem no Pergamano

A imagem mostra a execução minuciosa de picotagem que é efetuada na barra deste trabalho segundo uma das técnicas do papel pergamano. Aquela barra foi perfurada com o picotador de uma agulha sobre uma rede de perfuração e segundo um esquema de contagem, de modo que todos os pontos ficassem situados equidistantemente, resultando uma realização próxima da perfeição.

Anúncios e convites em pergamano

Temos apresentado o pergamano essencialmente como motivo decorativo para a realização de quadros de parede e bandejas. O pergamano pode ser utilizado, no entanto, para outros tipos de decoração, adequando-se conjuntos de objetos, normalmente de pequenas dimensões para embelezar ambientes em pequenas superfícies, tampos de móveis, mesas, por exemplo. Esses objetos decorativos podem ser carteirinhas, bolsinhas e outros, executados apenas com a técnica do pergamano ou então efetuando misturas de técnicas onde o pergamano permaneça em destaque.

Obras em Pergamano

Para efetuar trabalhos em papel pergamano, existem vários tipos de utensílios e materiais: ferramentas de boleamento ou de impressão em relevo, ferramentas de perfuração e respetivas almofadas e tapetes que servem de base a essa perfuração, as tesouras para cortar motivos e contornos, pinças para auxílio no processo de colagem de elementos de reduzida dimensão, lápis de coloração, tintas apropriadas para trabalhar o papel pergamano, canetas gel. 

Tabuleiro de Estanho

Técnica Richelieu

Este tabuleiro foi executado com um trabalho minucioso em folha de estanho, aplicando a técnica do richelieu. Depois de passar o desenho do papel vegetal para o lado avesso do estanho com um buril de ponta fina, esse desenho é novamente marcado, agora sem o papel vegetal, de modo que as linhas fiquem bem visíveis pelo lado direito e, por sua vez, com um determinado relevo.

Ler mais...

Hiper-Realismo

Hiper-Realismo: formas realistas de arte

Da mesma forma que a Pop Art, o Hiper-Realismo significa uma tendência contra a abstração e a intelectualização na pintura. Surgido na Califórnia e em Nova York, nos finais da década de 1960, o movimento foi imediatamente aceite. Ao contrário de outras correntes de vanguarda, alcançou grande sucesso, inclusivamente na Europa, onde encontrou muitos seguidores, principalmente entre os adeptos das formas realistas de arte.

Ler mais...

O Découpage na Suiça

A Arte de Découpage na Suiça

Quando em 1985 o Museu de Arte Aplicada de Winterthur, cidade próxima de Zurique, na Suiça, organizou a primeira exposição suiça de obras de Découpage, podia ler-se no respetivo catálogo: «Nos últimos anos, a Arte do Découpage muito se desenvolveu, o que nos motivou a realizar uma espécie de inventário».

Ler mais...

Découpage e Cultura Tradicional

O Découpage e a cultura do Pays-d'Enhaut

Tal como em outras técnicas de arte, também o Découpage, referindo  evidentemente o Découpage na Suiça, especificamente o do Pays-d’Enhaut, tem sofrido influências modernistas em que diferentes opções estruturais de composição são adotadas, como as efetuadas através de motivos assimétricos e abstratos.

Ler mais...

Camisola Shabby Chic

Estilo Shabby Chic aplicado à moda

De uma camisola antiga, bastante larga e de mangas um pouco disformes, objetivou-se transformá-la numa peça atual, moderna e chic. A lã de que era feita e a sua cor era respetivamente vaporosa e de tons rosa pastel invulgar. Decidiu-se "ripá-la", desfazendo-a com o máximo cuidado, dobando a lã em novelos.

Ler mais...

Paisagem Urbana

Variações de luz na paisagem urbana

A paisagem urbana é uma das variantes da paisagem. Um dos elementos mais importantes na paisagem urbana é a presença da luminosidade natural que, apesar de comum a todos os géneros de paisagem, toma formas especiais nas cenas urbanas. A projeção da sombra de um edifício sobre outro ou sobre o chão da rua, por exemplo, exige um tratamento particular. O mesmo acontece com o reflexo das vidraças que modifica o próprio jogo de luzes e sombras.

Ler mais...

Repetição de unidades de azulejo

Padrões

A reunião de várias unidades de azulejo, aliás como pode observar-se na decoração de paredes interiores e exteriores de igrejas e outras edificações, expressa de um modo especial uma forte qualidade de harmonia dos elementos desenhados e pintados com uma característica única que é a formação de uma estrutura quadriculada formada pelo conjunto de unidades.

Ler mais...

Compoteira de Vidro

Execução no interior da peça

Neste caso, a técnica de decoração é executada pelo lado interior da peça. Inicia-se limpando muito bem com álcool. Com o "glitter" dourado, fazem-se arabescos a gosto e deixa-se secar.

Seguidamente, utilizando a pasta de cristal, espalha-se esta em todo o interior com a ajuda de uma pequena trincha. Deixa-se secar durante vinte e quatro horas.

Ler mais...

Tapeçaria Tecida

Tapeçaria Tecida - significados

Tal como em outras técnicas de artes decorativas, existe um vocabulário próprio para cada uma delas que convém referir. Aqui se apresentam alguns significados de palavras usadas na temática da tapeçaria tecida:

Teia ou urdidura - Estrutura feita de fios que serve de suporte a outros fios e ao seu entrelaçamento.

Ler mais...

Teoria das Cores

Cores primárias

São três as cores primárias: o vermelho, o amarelo e o azul. Misturadas duas a duas, essas cores dão origem a outras três - as cores secundárias: o laranja (mistura do vermelho com o amarelo), o verde (mistura do amarelo com o azul) e o violeta (mistura do vermelho com o azul). Naturalmente, cada uma dessas combinações depende da proporção das cores primárias usadas: por exemplo, acrescentando muito amarelo e um pouco de azul, teremos um verde mais amarelado. Finalmente, se misturarmos entre si as cores primárias e as secundárias, obteremos as cores terciárias, em geral as mais frequentes na natureza: vermelho-laranja, amarelo-verde e azul-violeta.

Ler mais...