NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Decoração com folha de ouro de imitação

Aplicação de folha de ouro e “envelhecimento”

Dentro do tema das artes decorativas e quando se trata de embelezamento de alguns objetos, a aplicação da folha de ouro é um modo eficaz de alcançar aquele objetivo, principalmente quando se combina com técnicas de “envelhecimento”, transmitindo severos contrastes entre o brilho característico do colorido áureo e os escuros do betume judaico a que se adiciona óleo de linho e essência de terebintina.
Evidentemente que a peça a decorar se valorizará com a utilização de folha de ouro verdadeira, genuína. No entanto, no que diz respeito à qualidade visual, o efeito será praticamente o mesmo com o emprego da folha de ouro de imitação, também conhecida, quanto a nós indevidamente, por folha de ouro falsa. De facto, a palavra “falsa” é transmissora de falta de autenticidade ou mesmo de deslealdade, mentira. É comum na decoração de objetos vulgares, em princípio de reduzido valor, aplicar-se apenas a folha de ouro de imitação, após a preparação com mordente, para o processo de douramento – ação de dourar –, a que pode chamar-se também douração.
Em resumo, a um preço muito mais acessível, a folha de ouro de imitação produz praticamente o mesmo efeito da folha de ouro autêntica e serve bem a intenção de imprimir uma aparência que deslumbra o observador desde que bem harmonizada com partes escurecidas, realçando tridimensionalidades.
A imagem mostra parte de um conjunto de molduras de resina de poliuretano, decoradas com folha de ouro de imitação e sujeita a processo de "envelhecimento". Uma fotografia de maior tamanho do conjunto mais completo encontra-se exposta nas Galerias - Outras Artes / Mélanges décoratifs.

Shabby Chic

Shabby Chic - um estilo de decoração

Shabby Chic é uma criação de Rachel Ashwell, nascida no Reino Unido, inspirada no costume dos ingleses de aproveitamento das coisas antigas e tradicionais, constituindo um estilo rebuscado, belo, romântico que abrange diversos modos artísticos e decorativos, onde se empregam a suavidade das cores pastel e se representam elementos naturais, por exemplo em acabamento de móveis; na decoração de caixas, quadros, candeeiros, álbuns, almofadas, toalhas e outros objetos; com colagem de rendas, pérolas, rosas, pequenos alfinetes, medalhões, etc., fazendo composições harmoniosamente suaves e inspiradoras de tranquilidade e serenidade.

Ler mais...

Quatro novos pergamanos

Novos pergamanos nas galerias do ArteAzul-Atelier

Uma série de quatro novos trabalhos em papel pergamano encontra-se já exposta através das respetivas imagens na galeria virtual pergamano do ArteAzul-Atelier. 

Ler mais...

Guardanapo Artístico

Colagem de guardanapo artístico e papel de arroz

Habitualmente, o papel de arroz artístico e o papel guardanapo artístico encontram-se em grande variedade nas lojas de artes decorativas. Um e outro têm muitas semelhanças, no entanto existem algumas diferenças que convém realçar: o papel guardanapo apresenta-se precisamente no formato de um guardanapo dobrado, de papel fino e textura suave; o papel de arroz apresenta-se normalmente em folhas de formato A3 em que se nota um papel mais resistente e opaco que o guardanapo, assim como uma textura consideravelmente rugosa.

Ler mais...

Uma agulha de Arraiolos

Agulha: instrumento simples e eficaz

Uma agulha de Arraiolos é um instrumento simples mas eficaz para a execução das nossas tapeçarias. Para nós, é a agulha, depois do tear, o instrumento mais importante para tecer. Podemos também tecer, utilizando apenas as mãos. Para determinados nós, não necessitamos da agulha; por exemplo, os tufos como o representado na imagem são elaborados sem agulha.

Ler mais...

Os precursores do Découpage no Pays-d'Enhaut

Jean-Jacques Hauswirth e Louis Saugy 

Jean-Jacques Hauswirth

Sabe-se pouco de Jean-Jacques Hauswirth. Nenhum escrito, dele próprio ou de outros, foi encontrado sobre a sua vida. Por testemunhas, sabe-se que trabalhou como lenhador e como carvoeiro na região de Rougemont, Pays-d’Enhaut, Suisse. Oferecia os seus serviços pelas quintas daquela região e, sempre que podia, pegava em papel e nas suas tesouras e dava largas à arte que gostava de executar - o Découpage, a maior parte das vezes pela noite dentro. Algumas das suas pequenas obras serviriam como moeda de tronca para algumas das suas refeições.

Ler mais...

Renda de Crochet

Linha matizada em Renda de Crochet

Toalhinhas de pequeno almoço
A imagem mostra o trabalho artesanal de realização decorativa em tecido de linho com linha de croché matizada. Este trabalho poderá, contudo, ser efetuado em outro tecido qualquer.
Ler mais...

Azulejaria

Palavras relacionadas com Azulejaria

Azul: em qualquer dicionário da língua portuguesa lê-se que azul significa uma das cores do espectro solar; céu sem nuvens. De uma forma simplificada, cientificamente, a cor é a sensação dada ao cérebro pelos olhos ao observarem os corpos cujos materiais refletem a luz solar. Sem luz as cores não existem.

Ler mais...

A seda

A seda, antigamente, era simplesmente colorida

A suavidade do toque e o brilho da seda têm, ao longo dos tempos, talvez desde há mais de 3500 anos, cativado mulheres e homens. A sua procura e respetiva comercialização levaram ao aparecimento de rotas terrestres e marítimas, como por exemplo do Japão ao Mediterrâneo. Inicialmente, a seda era simplesmente colorida, surgindo as primeiras técnicas na China e na Índia.

Ler mais...

Tintas Vitral

Prato com tintas vitral

Aproveitámos um prato de vidro com círculo central liso e borda circular com textura de formas geométricas irregulares. Esta foi pintada com uma multiplicidade de cores vitral transparentes de que resultou um bonito colorido do tipo dos verdadeiros vitrais.

Ler mais...