NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Presépio

Decorações para o Natal

Fazendo parte da cultura e tradições dos portugueses, dos europeus em geral e de muitos povos de todo o mundo, o Natal é, sobretudo para os cristãos, uma grande festa de celebração do nascimento de Jesus – o Menino Jesus. Esta é, sem dúvida, a razão da grande alegria e regozijo – a festa da Natividade.
Como festa religiosa, o Natal é um momento especial de fé e de esperança, aproveitada também pelas famílias como reunião dos seus elementos, muitas vezes e por diversas circunstâncias distantes uns dos outros, que na quadra natalícia se aproximam, não só fisicamente mas também de um modo espiritual afetivo e de amizade verdadeira.
Assim, como em outras festividades, existem no Natal sinais exteriores que bem identificam esta celebração, como são exemplo as decorações de vários tipos, no caso concreto do ArteAzul-Atelier e dentro da temática das artes decorativas, os arranjos florais com cores apelativas e quentes, as velas, os tecidos e, claro, a construção do presépio sob diversas formas e com os mais variados materiais. Neste sentido, o ArteAzul-Atelier, em Vila Real, seguindo fielmente a tradição cristã e os costumes que foram delegados pelos pais, avós e outros antepassados dos seus realizadores, efetua nesta altura do ano conjuntos decorativos alusivos à época e alguns presépios, com métodos baseados na tradição, mas sempre com a preocupação de acrescentar algo artisticamente inovador.
Apresentamos imagens de alguns desses trabalhos nas galerias do ArteAzul-Atelier.

Tabuleiro de Estanho

Técnica Richelieu

Este tabuleiro foi executado com um trabalho minucioso em folha de estanho, aplicando a técnica do richelieu. Depois de passar o desenho do papel vegetal para o lado avesso do estanho com um buril de ponta fina, esse desenho é novamente marcado, agora sem o papel vegetal, de modo que as linhas fiquem bem visíveis pelo lado direito e, por sua vez, com um determinado relevo.

Ler mais...

Utensílios para Pergamano

Obras em Pergamano

Para efetuar trabalhos em papel pergamano, existem vários tipos de utensílios e materiais: ferramentas de boleamento ou de impressão em relevo, ferramentas de perfuração e respetivas almofadas e tapetes que servem de base a essa perfuração, as tesouras para cortar motivos e contornos, pinças para auxílio no processo de colagem de elementos de reduzida dimensão, lápis de coloração, tintas apropriadas para trabalhar o papel pergamano, canetas gel. 

Ler mais...

Flores de Cartolina

Flores de cartolina sobre tela

Uma tela de algodão quadrada, de 30 cm de lado e espessura 4, foi utilizada como suporte para um conjunto de flores elaboradas a partir de cartolina de diversas cores. Deste modo, pelas cores e sua riqueza de expressividade artística, poderá realçar-se a estação da primavera, decorando um espaço interior.

Ler mais...

Caixa decorada com guardanapo

Caixa de madeira decorada com recortes de guardanapo

Um dos objetos apropriados e mais apreciados para utilizar a técnica de guardanapo é uma caixa de madeira. Esta pode facilmente ser transformada num elemento decorativo e também num objeto de utilidade, como por exemplo um atraente guarda-jóias. Na escolha de uma caixa, devemos certificar-nos se a tampa não é demasiado justa, pois com as sucessivas camadas de verniz que são exigidas nesta técnica o volume aumenta, impedindo o seu fecho.

Ler mais...

Mufla

Funcionamento da Mufla

Depois de efectuado todo o trabalho de pintura sobre os azulejos com vidrado em cru, e para conclusão da obra, procede-se à sua vidragem.

Depois da colocação dos azulejos nas gazetes, estas são introduzidas na mufla que será fechada. Apenas um pequeno orifício existente na porta permite alguma "respiração" entre o interior quente e o exterior.

Ler mais...

Aparador

Aparador Shabby-Chic

Adquirindo um pequeno móvel ou mesmo um móvel de dimensões médias como por exemplo uma cómoda, uma penteadeira, um aparador, que já não tenham aplicação prática nem sequer decorativa num ambiente que queremos airoso, com certo brilho e luminosidade de cores; uma cuidada remodelação, com gosto, com arte e certamente com algum trabalho e materiais apropriados, pode acontecer com resultados de beleza estética bem satisfatórios. 

Ler mais...

Garrafão Antigo

Garrafão decorado com folha de estanho

O garrafão da imagem, em vidro fino de cor verde foi encontrado numa velha adega. A peça era inicialmente protegida por cuidadoso empalhamento entre a parede do vidro e o acabamento exterior em vime entrelaçado pelo processo artesanal usado na cestaria. Esta peça antiga com capacidade de mais ou menos dez litros terá no mínimo oitenta anos e era usada para guardar vinho. Tem de altura 45 cm, de largura na parte bojuda 30 cm e a parte mais estreita - o gargalo - 5 cm.

Ler mais...

Pergamano Cartão

Cartão em Pergamano

O trabalho representado na foto resulta da técnica sobre papel pergamano na realização de um cartão (16cm X 9cm) que poderá servir como cartão de convite, cartão de felicitação ou de participação de um evento.

Ler mais...

Ovos da Páscoa de esferovite

decorados com bisnagas dimensionais

Os ovos da Páscoa podem ser decorados de muitas formas, evidentemente. No caso que apresentamos neste artigo, a decoração é muito simples e pode muito bem ser orientada para crianças. Os suportes para esta decoração são porções de esferovite com formato oval. Estes "ovos" encontram-se com vários tamanhos nas lojas de artes decorativas.

Ler mais...

Os precursores do Découpage no Pays-d'Enhaut

Jean-Jacques Hauswirth e Louis Saugy 

Jean-Jacques Hauswirth

Sabe-se pouco de Jean-Jacques Hauswirth. Nenhum escrito, dele próprio ou de outros, foi encontrado sobre a sua vida. Por testemunhas, sabe-se que trabalhou como lenhador e como carvoeiro na região de Rougemont, Pays-d’Enhaut, Suisse. Oferecia os seus serviços pelas quintas daquela região e, sempre que podia, pegava em papel e nas suas tesouras e dava largas à arte que gostava de executar - o Découpage, a maior parte das vezes pela noite dentro. Algumas das suas pequenas obras serviriam como moeda de tronca para algumas das suas refeições.

Ler mais...

Natal Decorado

Feltros nas Decorações de Natal

Na vertente decorativa, continuam as tarefas de realização de alguns trabalhos levados a cabo com feltros de cores muito variadas com diversas aplicações.

Ler mais...

Découpage, segundo Claude Allegri

A importância do Découpage no Pays-d’Enhaut e no Saanenland, segundo Claude Allegri

Claude Allegri resume bem a importância regional do Découpage no Pays d’Enhaut e no Saanenland (Saanen - comuna no cantão de Bern, contígua à comuna de Château-d’Oex no Pays-d’Enhaut): «Esta arte está presente em todos os lugares destas duas regiões através de obras antigas ou recentes que decoram as paredes das instituições públicas, estabelecimentos comerciais e chalés particulares.»

Ler mais...