NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Natal
  - decorações de Natal

Decorações para o Natal

Fazendo parte da cultura e tradições dos portugueses, dos europeus em geral e de muitos povos de todo o mundo, o Natal é, sobretudo para os cristãos, uma grande festa de celebração do nascimento de Jesus – o Menino Jesus. Esta é, sem dúvida, a razão da grande alegria e regozijo – a festa da Natividade.

Estrelas de Natal, em feltro

As estrelas que aqui mostramos, referem-se à quadra de Natal e são construídas manualmente, essencialmente com feltros. O feltro é o resultado do empastamento e compressão da lã ou do pêlo, material de que se fabricam por exemplo os chapéus.

Decorações de Natal

A ideia, neste exemplo tão singelo, é proceder à construção de uma pequenina árvore de Natal, executada em croché sobre um cone de papel. Este servirá de suporte a uma tira, com pontos mais ou menos elaborados, debruada na periferia exterior com linha de cor prata.
O papel para o cone de suporte deverá ser suficientemente resistente, que representará o tronco da árvore de Natal referida. Para isso, um papel de cartolina é o ideal para este tipo de trabalho. Evidentemente que a sua base deve ser cuidadosamente recortada para criar suficiente estabilidade, mantendo-se a “árvore” na posição de equilíbrio vertical.

Feltros nas Decorações de Natal

Na vertente decorativa, continuam as tarefas de realização de alguns trabalhos levados a cabo com feltros de cores muito variadas com diversas aplicações.

Casinha de Natal com pinhas

A casinha da imagem foi feita a partir do aproveitamento de uma caixa de cartão, revestida de pinhas, mais concretamente - das escamas das pinhas -, através de colagem (cola quente) e paus de canela a contornar as janelas. No telhado aplicou-se uma camada de algodão.

Laranjas decorativas perfumadas

O cravinho-da-índia é uma árvore com origem nas ilhas Molucas, na Indonésia, hoje cultivada noutras regiões do mundo. A flor do cravinho, seca, tem sido utilizada como especiaria desde a antiguidade. O cravinho-da-índia pode servir como elemento decorativo associado à sua qualidade aromática.

Casinha de Natal com cascas de pinheiro

Apresentámos já uma casinha de Natal executada a partir de uma caixa de cartão à qual colámos nas suas superfícies escamas de pinhas. A imagem ao lado representa uma casinha semelhante com o mesmo processo de execução. Desta vez colaram-se pequenas cascas de pinheiro de um modo um tanto ou quanto irregular imprimindo à peça características de maior rusticidade.

Relicário com presépio completo

Relicário Presépio (3)

Este relicário, de tamanho superior ao anteriormente apresentado, foi efetuado com presépio completo. As faces interiores não vidradas foram revestidas com tecido aveludado, decorado com elementos dourados e pequenas pedrinhas de vidro envolvidas em pequenos traços de bisnaga dimensional dourada, de modo a representar estrelas.

Ler mais...

Naperom

Naperom "richelieu"

O naperom que mostramos na imagem resulta da aplicação da técnica de pintura e recorte em tecido, imitando o bordado "richelieu". A peça, de cor vermelha, muito apropriada à decoração na época natalícia, pode no entanto enquadrar-se perfeitamente num ambiente de interior moderno ou clássico aos quais se pretende imprimir uma atmosfera acolhedora de tons quentes.
Ler mais...

O papel utilizado no Découpage

Deve escolher-se um papel de fibras longas

Tal como os instrumentos que se usam no Découpage - referindo-nos à Arte do Découpage na Suiça, concretamente na região do Pays-d’Enhaut -, escolhidos segundo características convenientes para a ‘arte do corte’, também as opções quanto ao papel, elemento essencial, devem ser bem ponderadas para uma boa escolha. Essas opções não serão muitas dado que as regras para essa escolha são muito precisas, segundo aqueles que realizam esta arte - os “découpeurs” e as “découpeuses”.

Ler mais...

Garrafão Antigo

Garrafão decorado com folha de estanho

O garrafão da imagem, em vidro fino de cor verde foi encontrado numa velha adega. A peça era inicialmente protegida por cuidadoso empalhamento entre a parede do vidro e o acabamento exterior em vime entrelaçado pelo processo artesanal usado na cestaria. Esta peça antiga com capacidade de mais ou menos dez litros terá no mínimo oitenta anos e era usada para guardar vinho. Tem de altura 45 cm, de largura na parte bojuda 30 cm e a parte mais estreita - o gargalo - 5 cm.

Ler mais...

Tapeçaria Tecida

Tapeçaria Tecida - significados

Tal como em outras técnicas de artes decorativas, existe um vocabulário próprio para cada uma delas que convém referir. Aqui se apresentam alguns significados de palavras usadas na temática da tapeçaria tecida:

Teia ou urdidura - Estrutura feita de fios que serve de suporte a outros fios e ao seu entrelaçamento.

Ler mais...

Estanho - técnica mista

Tela com técnica mista estanho/guardanapo

Pinta-se uma tela de caixa alta com acrílicos ou óleos de acordo com as cores do guardanapo escolhido para este trabalho.

Cortam-se alguns motivos do guardanapo, retirando-se as duas partes de papel que não está imprimido e colam-se num pedaço de folha de estanho. Deixar secar.

Ler mais...

Tabuleiro de Estanho

Técnica Richelieu

Este tabuleiro foi executado com um trabalho minucioso em folha de estanho, aplicando a técnica do richelieu. Depois de passar o desenho do papel vegetal para o lado avesso do estanho com um buril de ponta fina, esse desenho é novamente marcado, agora sem o papel vegetal, de modo que as linhas fiquem bem visíveis pelo lado direito e, por sua vez, com um determinado relevo.

Ler mais...

Logotipos

Logótipos, símbolos, imagens de marca

Qualquer que seja a atividade, como por exemplo a artística ou a artesanal, poderá requerer um sinal identificativo, específico dessa mesma atividade ou do seu mentor ou executante ou ainda o conjunto dos dois. Uma imagem identificadora, sendo original, evidentemente, ou um simples lettering ajudará, certamente, na divulgação de produtos ou serviços. Surgem, assim, os logotipos ou logótipos, os símbolos e imagens de marca.

Ler mais...

Bijutaria

Aplicação de diversos materiais na bijutaria

Bijutaria, também designada por Bijuteria, é uma técnica que consiste na execução de pequenas peças que servem para adorno. São inúmeros os materiais que podem ser utilizados para peças de bijutaria: correntes, metais, arames, cerâmica, contas, cristais, fios e fitas, missangas, pérolas, etc. Os suportes para aplicação destes materiais podem ser, do mesmo modo, muito variados.

Ler mais...

Uma casinha de Natal

Casinha de Natal com pinhas

A casinha da imagem foi feita a partir do aproveitamento de uma caixa de cartão, revestida de pinhas, mais concretamente - das escamas das pinhas -, através de colagem (cola quente) e paus de canela a contornar as janelas. No telhado aplicou-se uma camada de algodão.

Ler mais...

Pedra Facetada

"Pedra Facetada" na decoração de superfícies

Esta arte decorativa pode ser aplicada em madeira com superfície plana. Neste caso, tal como mostra a imagem, a tampa de uma caixa de dimensões reduzidas serviu para a demonstração desta técnica. Iniciou-se o trabalho com uma demão de base para artesanato do tipo gesso acrílico, aguardando-se depois a secagem - entre uma a duas horas, dependendo da temperatura ambiente e da quantidade de produto aplicada.

Ler mais...

Bolsinha Shabby Chic

Bolsinha vintage "shabby chic"

Escolhidos os tecidos para o exterior e para o interior, idealizou-se um modelo de bolsinha ao estilo Shabby Chic. Deste estilo decorativo, como, aliás, fizemos já menção em outros artigos técnicos relacionados com o tema, tomam parte cores e tonalidades adequadas, como acontece, por exemplo, com a cor rosa suave, tal como mostra a imagem.

Ler mais...