NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Renda de Crochet

Linha matizada em Renda de Crochet

Toalhinhas de pequeno almoço
A imagem mostra o trabalho artesanal de realização decorativa em tecido de linho com linha de croché matizada. Este trabalho poderá, contudo, ser efetuado em outro tecido qualquer.
Pretende-se neste caso concreto conseguir um ou mais elementos importantes para os mais diversos fins decorativos, quer seja em mesas e balcões de cozinha, quer em mesas de refeição em salas de jantar ou em quaisquer outros suportes ou mobiliários.
Toalhinhas de pequeno almoço, por exemplo, são ótimas aplicações deste tipo de trabalhos artesanais com pontos de croché.

Profundidade e contrastes

A sensação de profundidade e contrastes luminosos

Especialmente na pintura de paisagens devemos ter bem a noção de espaço para melhor o representarmos. De um modo geral, nas paisagens naturais, esse espaço é amplo no sentido da profundidade, isto é, o primeiro plano deve parecer bem distanciado dos últimos, que, na maioria dos casos, são a representação da linha do horizonte e do céu.

Ler mais...

Técnica de Envelhecimento

Envelhecimento com folha de ouro

Utilizando tintas acetinadas à base de água, o chamado vermelho inglês para a folha de ouro e o azul ou negro para a folha de prata, dão-se duas demãos, deixando secar cada uma delas, sobre a superfície onde vai aplicar-se a folha. Depois de passar mordente espera-se durante 15 a 20 minutos, dependendo da temperatura ambiente.

Ler mais...

Tecidos para Patchwork

Variedade cromática de tecidos

Atualmente, existe uma enorme variedade de tecidos de algodão apropriados para trabalhos de Artes Decorativas. Pode afirmar-se que a gama de tecidos existentes, com cores, tons, luminosidades e padrões constituem um mundo maravilhoso de composições com inúmeros elementos decorativos que, por si só, fazem já parte da própria arte.

Ler mais...

Pintar Azulejos

Utensílios e materiais

Utensílios e materiais de que nos servimos para a execução de painéis de azulejos, segundo processos tradicionais e artesanais:

 

Ler mais...

Decoração de Laranjas

Laranjas decorativas perfumadas

O cravinho-da-índia é uma árvore com origem nas ilhas Molucas, na Indonésia, hoje cultivada noutras regiões do mundo. A flor do cravinho, seca, tem sido utilizada como especiaria desde a antiguidade. O cravinho-da-índia pode servir como elemento decorativo associado à sua qualidade aromática.

Ler mais...

Substâncias de carga na pintura

Substâncias de carga misturadas com tintas

Alteração de texturas

Uma das razões pela qual os artistas preferem o óleo em vez de outras técnicas é o facto da pintura a óleo ser a mais adequada para as mais diversas experiências. O pormenor importante das tintas a óleo serem de secagem demorada permite uma especial agilidade no seu manuseamento com os pincéis, trinchas e espátulas.

Ler mais...

Colar de Croché

Colar com fio de croché dourado

A tendência atual para a diversidade e busca incessante de novos acessórios para o embelezamento das roupas vai ao encontro do trabalho em croché representado na imagem que, não sendo original na ideia, é, contudo, único no esquema.

Ler mais...

Os Pigmentos

Aclarar e escurecer uma cor

No passado, os pigmentos eram retirados de substâncias naturais (certos tipos de terra, raízes, etc.), posteriormente trabalhadas na oficina, geralmente pelo próprio pintor e seus aprendizes. Para obter o vermelho, por exemplo, pulverizava-se um fragmento de cinábrio, também chamado cinabre ou sulfureto de mercúrio nativo, com uma pequena marreta e o pó era misturado ao óleo.

Ler mais...

Folha de ouro sobre vidro

Folha de ouro em prato de vidro

Limpa-se o prato com álcool. Passa-se uma camada de goma laca indiana e deixa-se secar. Aplica-se o kit craquelê passos 1 e 2.

No fim do craquelê aberto, preenchem-se as ranhuras com goldfix ouro velho e retira-se o excesso com cera em pasta incolor.

Ler mais...