NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Renda de Crochet

Linha matizada em Renda de Crochet

Toalhinhas de pequeno almoço
A imagem mostra o trabalho artesanal de realização decorativa em tecido de linho com linha de croché matizada. Este trabalho poderá, contudo, ser efetuado em outro tecido qualquer.
Pretende-se neste caso concreto conseguir um ou mais elementos importantes para os mais diversos fins decorativos, quer seja em mesas e balcões de cozinha, quer em mesas de refeição em salas de jantar ou em quaisquer outros suportes ou mobiliários.
Toalhinhas de pequeno almoço, por exemplo, são ótimas aplicações deste tipo de trabalhos artesanais com pontos de croché.

Pergamano guarda-sol florido

A palavra "Pergamano"

Pergamano ou "Parchment Craft"

A palavra "Pergamano" ou, na língua inglesa, "Parchment" - que também significa "Pergaminho" - ou mais precisamente "Parchment Craft" é o trabalho artesanal de embelezamento de um determinado papel, o papel vegetal. 

Ler mais...

Aguarela com Técnica do Sal

Sal e Aguarela na seda ou musselina

A técnica do sal aplica-se para pintar tecidos em seda. A peça apresentada neste artigo, no entanto, é de musselina, tecido igualmente fino, mas ligeiramente mais pesado. Mesmo assim, serve perfeitamente para utilizar a técnica do sal, conforme descrevemos. Neste caso, a peça, com dimensões apreciáveis, mais ou menos 180 cm de comprimento por 100 cm de largura, foi colocada no bastidor sem que fosse demasiado esticada.

Ler mais...

Enquadramento Shabby Chic

Decoração Shabby Chic

O conjunto decorativo estilo Shabby Chic que apresentamos na imagem é constituído pelos seguintes elementos: uma máquina de costura antiga e uma pequena toalha bordada que servem de suporte aos outros objetos -

Ler mais...

Vidrado em cru

Azulejos com vidrado em cru

Os azulejos que compõem todas as grandes obras clássicas de azulejaria que podemos observar em muitos lugares, especialmente nos templos religiosos, em Portugal e em outros países do sul da Europa, apresentam-se em peças completamente artesanais, manufaturadas na sua totalidade pela mão do homem. Percebe-se isso mesmo numa análise simples da sua superfície ou melhor se compreende quando observamos um desses azulejos separados de um painel onde se procede por exemplo ao seu restauro.

Ler mais...

A Tapeçaria desde os Tempos Antigos

Em que era terá o homem começado a tecer?

Não se sabe exatamente quando começou a ser praticada a Tecelagem. Naturalmente surgiu com a necessidade tal como outras descobertas. Já na era paleolítica foram encontradas, em locais arqueológicos, agulhas finas que poderiam ter sido utilizadas para tecer. Há registos de um prato com a ilustração de um tear horizontal que datam aproximadamente de 4000 a.C., e pinturas com figuras de mulheres trabalhando num tear datadas de 2000 a.C.

Ler mais...

Vidros: Decoração

Decorar com vidros

Técnicas artesanais de embelezamento de objetos em vidro
Para decorar com vidros, lisos ou texturados, são importantes as técnicas artesanais de pintura, colagem, execução de “craquelé”, folha de ouro e prata, tintas de relevo, pasta de cristal.
Realçar os vidros através das cores aproveitando o seu próprio brilho constitui uma boa prática de decoração e adorno aplicado como complemento de embelezamento.
Ler mais...

Embelezamento de superfícies II

Criar e embelezar superfícies: sugestões

O craquelé e o vintage

Demos conta no artigo anterior de trabalhos que envolvem a criação e embelezamento de superfícies, nomeadamente pequenas caixas fabricadas em madeira.

Ler mais...

O Tear do Atelier

Tear: estrutura em madeira

Basicamente, de um modo geral, existem dois tipos de teares: 1. horizontal que, nos primórdios, ficava próximo ao chão (hoje em dia, permanecendo na posição horizontal, fica mais alto, permitindo maior conforto ao tecelão); 2. o vertical que fica em pé.

Ler mais...

Pintura em Tecido e Recorte - Richelieu

Utilização de termolina leitosa a pincel

Na pintura em tecido com recorte, usando tecidos de algodão ou linho, previamente lavados para retirar toda a goma, podemos transformar esse tecido numa bela peça imitando o Richelieu, através do emprego de tintas de contorno dimensionais, de uma só cor ou conjugando cores.

Ler mais...

"Ouro sobre Azul"

Cor de Ouro sobre vidro azul

Tinta de contornos

A expressão bem conhecida "Ouro sobre Azul" mostra na perfeição contrastes que podem obter-se através de uma boa escolha de cores. Experimente-se este contraste na execução da técnica de pintura sobre vidro, quer seja usando a cor dourada sobre um vidro azul, de preferência azul escuro, ou então partindo de um vidro transparente que se pintará de azul para depois decorar com motivos dourados.

Ler mais...

Bandeja de latão antiga

Restauro de bandeja de latão antiga

A imagem fotográfica é de uma bandeja em fase adiantada de restauro. A peça apresentava a cor preta de fundo danificada, assim como a cercadura dourada muito apagada. A parte interior, o florão, relativamente em bom estado, exibia, contudo, alguns pingos de tinta, manchando a composição em alguns pontos. Estes pingos foram já retirados.

Ler mais...