NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

Croché
 - malhas de croché, bolsas, aplicações

Linha matizada em Renda de Crochet

Toalhinhas de pequeno almoço
A imagem mostra o trabalho artesanal de realização decorativa em tecido de linho com linha de croché matizada. Este trabalho poderá, contudo, ser efetuado em outro tecido qualquer.

Peça em croché para decorar em cercadura

A foto representa um excerto de trabalho em croché - uma peça que servirá como acabamento para uma outra em tecido, isto é, terá como fim contornar essa peça, dando-lhe expressividade de cor e decoração primorosa.

Carteirinha de senhora

O Atelier tem vindo a realizar uma série de pequenas bolsinhas em croché de dimensões reduzidas, mais ou menos 11cm X 6cm X 6cm. Apresenta-se agora uma peça ligeiramente maior, 27cm X 15cm X 10cm, uma pequena carteira, utilizando-se do mesmo modo a técnica de croché.

Colar e brincos, em croché

Já aqui referimos em artigo anterior a feitura de um colar de croché com fio dourado. Este novo colar e brincos, conforme mostra a foto, tem como diferença principal o acrescento de pérolas que são inseridas ao mesmo tempo que a obra em croché vai evoluindo. 

Colar com fio de croché dourado

A tendência atual para a diversidade e busca incessante de novos acessórios para o embelezamento das roupas vai ao encontro do trabalho em croché representado na imagem que, não sendo original na ideia, é, contudo, único no esquema.

Bolsinhas em croché

Pontos de croché

Colocando em prática conhecimentos na área da arte do croché, decidiu-se no ArteAzul-Atelier levar a cabo a realização de um conjunto de bolsinhas usando o croché como técnica principal.

Arte Francesa

Arte Francesa: tridimensional em papel

A "arte francesa" é uma técnica das artes decorativas, em papel, que consiste na sobreposição sucessiva de recortes dos vários elementos de estampas iguais e colagem com fita adesiva dupla de determinada espessura ou silicone transparente.

Ler mais...

Reciclagem de Papel

Papel Reciclado

Utilização de papel velho cortado, água e plantas secas para a obtenção de papel reciclado. Com a reciclagem do papel, misturando outros elementos, poderemos obter diferentes texturas que, combinadas harmoniosamente, resultam em trabalhos de grande interesse decorativo e, eventualmente, utilitário.

Ler mais...

Decorações com vidro

Pintando o vidro

Tantos modos de pintar o vidro!

São incontáveis as técnicas de que nos servimos para pintar sobre vidro em objetos concretos ou em simples quadros de superfícies planas. Recortam-se de várias maneiras: quadrados, retângulos e todos os polígonos e mesmo em círculos ou formas irregulares.

Ler mais...

Tintas Vitral

Prato com tintas vitral

Aproveitámos um prato de vidro com círculo central liso e borda circular com textura de formas geométricas irregulares. Esta foi pintada com uma multiplicidade de cores vitral transparentes de que resultou um bonito colorido do tipo dos verdadeiros vitrais.

Ler mais...

Folha de ouro sobre vidro

Folha de ouro em prato de vidro

Limpa-se o prato com álcool. Passa-se uma camada de goma laca indiana e deixa-se secar. Aplica-se o kit craquelê passos 1 e 2.

No fim do craquelê aberto, preenchem-se as ranhuras com goldfix ouro velho e retira-se o excesso com cera em pasta incolor.

Ler mais...

Presépio em patchwork

Construção de um presépio com a técnica patchwork

Na época natalícia a inspiração acontece de um modo natural, pelo acontecimento, a celebração do nascimento de Jesus e a festa da família. Deste modo, os ambientes das nossas casas tornam-se calorosamente luminosos e as cores sobressaem vistosas e alegres. As compras de objetos e arranjos florais tornaram-se um hábito e é neste sentido que incentivamos a uma certa criatividade e simplicidade, metendo as mãos na massa, realizando, ou pelo menos contribuindo para a construção de uma boa decoração interior, singela mas carregada de significado, efetuando, porque não, uma ou outra obra de trabalhos manuais, exercitando e dando lugar à capacidade artística.

Ler mais...

Arte Sacra

Reprodução a óleo de arte sacra

Uma boa imagem, obtida por fotocópia onde as cores se expressem muito próximas da pintura original e as formas perfeitamente evidentes, constitui uma das partes essenciais para iniciar uma boa execução na reprodução de um quadro. Evidentemente que se procura reproduzir não só um esquema perfeito de linhas de contorno, colocadas e desenhadas nos sítios certos, como também as cores deverão encontrar-se tanto quanto possível próximas da realidade da composição a reproduzir.

Ler mais...

Caixas Decorativas

Pequenas caixas de madeira decoradas com recortes de guardanapo

Um dos objetos apropriados e mais apreciados para utilizar a técnica de decoração com recortes é uma caixa de madeira. Esta pode facilmente ser transformada num elemento decorativo e também num objeto de utilidade, como por exemplo um atraente guarda-jóias.

Ler mais...

Tapeçaria Tecida

Tapeçaria Tecida - significados

Tal como em outras técnicas de artes decorativas, existe um vocabulário próprio para cada uma delas que convém referir. Aqui se apresentam alguns significados de palavras usadas na temática da tapeçaria tecida:

Teia ou urdidura - Estrutura feita de fios que serve de suporte a outros fios e ao seu entrelaçamento.

Ler mais...